Cidades

24 de setembro de 2020 16:48

Senai promove simulado da Worldskills para alunos da área de Construção Civil

Simulado na área de Construção Civil segue até esta sexta, 25, em Maceió e Arapiraca

↑ (Foto: Ascom Sistema Fiea)

A preparação dos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) que almejam representar o Brasil na Worldskills Shanghai 2021 segue a todo vapor. Iniciado na última segunda-feira, 21, o simulado na área de Construção Civil segue até esta sexta, 25, em Maceió e Arapiraca.

Segundo o delegado técnico da delegação de Alagoas na Olimpíada do Conhecimento, Marcelo Strehl, o simulado é a melhor forma de aplicar e avaliar os conhecimentos dos competidores, pois eles são submetidos aos mesmos aspectos de avaliação e qualidade da competição real. Eles também encaram os mesmos limites de tempo e material que terão na Worldskills.

“Os procedimentos de competição são replicados e o competidor enfrenta os desafios reais da operação de sua profissão. Processos como esse preparam melhor o competidor para a situação real que enfrentará e, com isso, esperamos que estejam melhor preparados para os desafios que irão enfrentar”, explica.

São dois alunos do Senai em preparação para a seletiva nacional. Jandson Gabriel da Silva Costa, da ocupação Construção em Alvenaria, treina no Senai Poço orientado pelo instrutor Weverton Guilherme Santos Silva, segundo colocado na Worldskills 2015.

Natural de Arapiraca, Rodrigo de Araújo Silva, da ocupação Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, treinado pelo instrutor do Senai Alexsandro Alves Martins, também está “em casa”.

“Estamos oferecendo toda a estrutura necessária para que os nossos competidores tenham sucesso nesse simulado de preparação para a Worldskills”, destacou a gerente da Unidade Sesi/Senai de Arapiraca, Thiana Feitosa Cysneiros.

Etapas

Na Worldskills, que acontece a cada dois anos, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vence quem alcança as melhores notas nos quatro dias de prova.

Mas, para chegar lá, é preciso talento, dedicação e muito treino. Os alunos, primeiro, passam pela Olimpíada do Conhecimento, que começa dentro das escolas do Senai. Os melhores alunos participam da etapa estadual e, em seguida, são inscritos na etapa nacional. Os vencedores do torneio formam a delegação brasileira para o Mundial.

Fonte: Ascom Sistem Fiea

Comentários

MAIS NO TH