Cidades

Das 42 agências do INSS em Alagoas, somente 20 reabriram na segunda-feira (14)

De acordo com o órgão, retomada de atendimento presencial nas agências é gradual e restrito para segurados agendados

Por Ana Paula Omena com Tribuna Independente 15/09/2020 10h01
Das 42 agências do INSS em Alagoas, somente 20 reabriram na segunda-feira (14)
Reprodução - Foto: Assessoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a retomada gradual do atendimento presencial na segunda-feira (14) com a reabertura de mais de 600 agências no país. Em Alagoas das 42 unidades, apenas 20 retomaram as atividades após mais de cinco meses de atendimento remoto.

Para evitar aglomeração, além de visar, especialmente, a saúde dos servidores e segurados, o INSS informou que as agências manterão regime de atendimento diferenciado, ou seja, com mudanças relevantes ao que era feito antes da pandemia. Nesta primeira etapa da retomada, as agências atenderão apenas segurados agendados. Desta forma, fica eliminado o atendimento espontâneo nas agências.

Ainda de acordo com o órgão, com a reabertura gradual, serão priorizados, nesta primeira fase a avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Estes considerados os mais importantes para que o órgão possa retomar o atendimento presencial neste momento.

Conforme o advogado previdenciário Thiago Pereira, as pessoas que necessitam de perícia médica e aguardam por meses o atendimento devem recorrer a um advogado previdenciarista, para que seja dado procedimento devido do processo legal na Justiça Federal, onde a prévia com o perito médico da Justiça Federal é marcada para menos de 30 dias.

“Tendo em vista que o segurado da previdência não é assistido quando necessário, se faz uma imediata impetração do devido processo judicial, para que o problema seja resolvido da maneira mais célere. A Justiça Federal de Alagoas é célere, já o INSS em nosso Estado infelizmente é moroso”, mencionou.

Agências da Previdência Social (APS) em Alagoas com indicativo de abertura nessa segunda-feira são: APS Almirante Álvaro Calheiros; APS Jatiúca; APS Tabuleiro dos Martins; APS Penedo; APS Palmeira dos Índios; APS Santana do Ipanema; APS Porto Calvo; APS Campo Alegre; APS Girau do Ponciano; APS Marechal Deodoro; APS Pilar; APS Coruripe; APS São José da Tapera; APS Murici; APS Maribondo; APS Ouro Branco; APS Feira Grande; APS Matriz de Camaragibe; APS Igaci e APS Traipu.

AUXÍLIO

O INSS salientou que as antecipações de auxílio por incapacidade temporária são concedidas àqueles segurados que preenchem o requisito de carência, quando a situação exigir, e que anexem ao requerimento feito pelo Meu INSS um atestado médico contendo as informações sobre o afastamento das atividades, assinatura e carimbo do médico. O valor é de um salário mínimo mensal.

Perícia Médica quer ajustes em salas para retornar atividades presenciais

A Perícia Médica Federal, ligada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS para retornar à atividade presencial, após inspeção realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Por isso, o INSS informou que começou desde quinta-feira (10) a cumprir este compromisso de fazer a adequação o mais célere possível, para que o serviço possa ser oferecido à população.

A partir dessa segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto, entre o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades.

O órgão avisou que o segurado que tinha agendamento para avaliação pericial deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135. Destacou ainda que, para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (gov.br/meuinss - site e aplicativo) ou pelo telefone 135.

Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.