Cidades

22 de julho de 2020 19:34

Samu Alagoas resgata tripulante de navio belga com suspeita de Covid-19

Navio seguia para o Porto de Santos (SP), transportando óleo, quando o tripulante indiano, 46 anos, teve seu quadro de saúde agravado

↑ Foto: Assessoria Samu Alagoas

Representantes da Capitania dos Portos de Alagoas acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas para realizar o atendimento de um tripulante de um navio da marinha mercante belga, com suspeita de Covid-19. A ocorrência foi registrada, nesta quarta-feira (22), quando a embarcação estava passando pela costa alagoana.

O navio seguia para o Porto de Santos (SP), transportando óleo, quando o tripulante indiano, 46 anos, teve seu quadro de saúde agravado, precisando de um atendimento médico de urgência. Um helicóptero da aeronáutica fez o resgate do paciente em alto mar, cerca de 80 km da costa, e o transportou até o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

De acordo com Reginaldo Melo, médico do Samu Alagoas, devido à condição clínica do paciente, foi liberada uma das Unidades de Suporte Avançado (USA) totalmente equipada e utilizada exclusivamente para os atendimentos de pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus.

“Quando a equipe médica da embarcação nos passou as informações clínicas do paciente, um dos dados chamou a atenção. Ele estava com o nível de saturação em 84%, o que mostra uma gravidade no estado de saúde do paciente, que também apresentava um quadro de febre e dores no corpo há uma semana”, salientou o médico do Samu.

Ainda de acordo com Reginaldo Melo, após desembarcar do helicóptero da Marinha do Brasil, o indiano recebeu os primeiro atendimentos para, só então, ser levado à Santa Casa de Maceió, onde encontra-se internado. “O primeiro atendimento foi a oxigenoterapia. Somente com a oferta de oxigênio, o nível de saturação do paciente passou para 98%, mostrando uma melhora no quadro de saúde dele”, explicou o médico do Samu Alagoas.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH