Cidades

9 de julho de 2020 17:39

Reitor firma parceria que vai garantir EPIs para unidades assistenciais da Uncisal

Secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, se comprometeu com envio de insumos; deputados estaduais participaram de iniciativa

↑ Foto: Assessoria Jô Pereira

Uma parceria entre a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e deputados que compõem a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) vai garantir o abastecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para unidades assistenciais da Uncisal. O alinhamento entre os gestores aconteceu esta semana, na sede da Sesau, em Maceió.

Nessa quarta-feira (8), o reitor Henrique de Oliveira Costa se reuniu com o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, e com os deputados estaduais Léo Loureiro e Jó Pereira para discutir a situação enfrentada pelos profissionais das unidades assistenciais da Uncisal. Após o encontro, o reitor reforçou a importância de uma atuação conjunta entre os diversos segmentos do poder público para enfrentar os efeitos da pandemia de covid-19.

Durante o encontro, Alexandre Ayres informou que a Sesau está, atualmente, com abastecimento pleno de EPIS e se comprometeu a encaminhar para as unidades assistenciais da Uncisal os insumos necessários sem afetar o repasse ordinário de recursos. A relação deve ser encaminhada pela Reitoria da Uncisal até a próxima semana, após serem ouvidos os gestores das unidades. O secretário de Saúde se comprometeu ainda a ampliar a infraestrutura do Hospital Escola Helvio Auto, que terá 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, com pressão negativa, da Maternidade Escola Santa Mônica, com a desapropriação de imóvel vizinho ao prédio atual, e do Hospital Escola Portugal Ramalho, com ampla reforma estrutural.

“Nossa grande preocupação é com o bem estar dos nossos servidores. Nós enfrentamos dificuldades, em virtude da situação excepcional causada pela pandemia de covid-19, mas nunca deixamos de lutar por melhorias. Encontramos nos deputados Léo Loureiro e Jó Pereira e no secretário Alexandre Ayres grandes parceiros. Temos a certeza de que todos saem ganhando com esta atuação em conjunto”, explicou Henrique Costa, ao comemorar a garantia de abastecimento das unidades da Uncisal.

O reitor destacou ainda a regularização do repasses de recursos ordinários e o compromisso do secretário Alexandre Ayres com os valores para manutenção das unidades assistenciais.

SINDICATO DOS MÉDICOS – Além de se reunir com deputados estaduais e o secretário Alexandre Ayres, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa esteve com representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Alagoas nessa terça-feira (7). Na oportunidade, o gestor apresentou a situação das unidades assistenciais da Uncisal e discutiu melhorias nas condições de trabalho dos profissionais.

Henrique Costa avaliou o encontro como positivo e lembrou que uma de suas preocupações tem sido as condições de trabalho dos servidores. No entanto, ressaltou que dificuldades administrativas e financeiras causadas pela pandemia limitam ações mais incisivas. Por fim, o reitor pontuou que tem buscado solucionar eventuais dificuldades por meio de parcerias com o governo de Alagoas e a Secretaria de Saúde.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH