Cidades

Dom Valério Breda, bispo da Diocese de Penedo, morre aos 75 anos

Sacerdote estava internado desde o dia 15 de abril, o quadro de saúde do sacerdote se agravou na última semana

Por Tribuna Hoje, com agências 16/06/2020 09h26
Dom Valério Breda, bispo da Diocese de Penedo, morre aos 75 anos
Reprodução - Foto: Assessoria
  Matéria atualizada às 14h44 Dom Valério Breda, bispo da Diocese de Penedo, morreu aos 75 anos nesta terça-feira (16), em Maceió. Ele estava internado em um hospital particular após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no lado direito do cérebro. Internado desde o dia 15 de abril, o quadro de saúde do sacerdote se agravou na última semana, devido a uma reação alérgica intensa, que provocou insuficiência renal. Ele já respirava sem ajuda de aparelhos, mas voltou a precisar de ventilação mecânica.

A missa de corpo presente será celebrada às 16h, na Catedral Nossa Senhora do Rosário, em Penedo (AL). A solenidade será presidida por dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, presidente da CNBB Nordeste 2 e bispo de Garanhuns (PE), e concelebrada pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, apenas padres da Diocese de Penedo poderão participar da celebração dentro do templo. A solenidade será transmitida pelas redes sociais das paróquias e comunidades locais.

Os links nos quais serão transmitidos a missa de corpo presente do bispo Dom Valério Breda são   https://www.facebook.com/catedral.penedo.7 e https://www.youtube.com/user/boainformacao.

Após a missa, o corpo de dom Valério, que também era presidente da Comissão Regional Pastoral Bíblico-Catequética da CNBB Nordeste 2, será sepultado na catedral.

NOTA DE PESAR O ex-deputado federal Givaldo Carimbão emitiu nota de pesar pelo falecimento do sacerdote ressaltando que diariamente acompanhava o quadro clínico de Dom Valério. Confira na íntegra: "Mesmo neste momento de Pandemia solicitei ao Padre Daniel para eu visita-lo na UTI e tive alguns minutos visitando dom Valério, chorei muito mas cumprir a missão de Cristão e de amigo, todos sabem da amizade que sempre nos uniu, Alagoas deve muito a dom Valério um homem dedicado a evangelização as causas sociais um pastor agregador" "Devo a dom Valério a criação da Cidade de Maria pois da compra do terreno até hoje sempre foi um grande incentivador, dom Valério com o meu coração partido vá em paz por tudo que o senhor fez na terra tenho certeza que DEUS O RECEBERÁ DE BRAÇOS ABERTO NO REINO CELESTE. A santa missa será as 16 na catedral de Penedo e o sepultamento será na propiá catedral. Deus abençoe a todos. Givaldo Carimbão Decelis e Família".