Cidades

Saiba como encontrar o código de segurança para obter o CRLV

Esse procedimento tem gerado dúvidas, por isso o Detran/AL explica o que é o CRV e como encontrar esse código no documento

Por Assessoria 01/06/2020 09h25
Saiba como encontrar o código de segurança para obter o CRLV
Reprodução - Foto: Assessoria

Desde abril, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) passou a ser exclusivamente digital em Alagoas. Para ter acesso ao documento, que não será mais enviado para a residência do proprietário, é necessário que, numa das etapas, os usuários insiram o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

Esse procedimento tem gerado dúvidas, por isso o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) explica o que é o CRV e como encontrar esse código no documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade, sendo necessária a emissão de um novo somente quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.

Código de segurança

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/) tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

Então na hora de baixar a versão digital do documento de porte obrigatório ou imprimi-lo por conta própria, é importante que os usuários verifiquem esse código para evitar dúvidas e ter sucesso no download.