Cidades

31 de maio de 2020 12:26

Paróquia São Miguel Arcanjo inaugura serviço de escuta à população

Ação solidária paroquial contará com a colaboração de padre e de psicólogos

↑ Pe. Tito Régis Rodrigues da Silva da Paróquia de São Miguel Arcanjo

Os desastres emocionais gerados pela devastadora Covid-19, são os danos mais agressivos à pessoa, acima de todas as crises: econômica, política e social.

Uma vez que o isolamento social tolhe a nossa capacidade de relacionarmo-nos uns com os outros, criar espaços que possibilitem o atendimento aos mais sofridos e feridos pelo horror da Pandemia é um alento para quem está aprisionado, confinado na dor.

A necessidade de escuta que emerge do povo, soou à Paróquia São Miguel Arcanjo como um grito, um clamor que questiona a sua ação pastoral. Por isso, pensamos com a comunidade a melhor maneira de fazer-se presente junto às pessoas que frequentemente nos procuram em busca de conforto espiritual.

“Decidimos inclinar o ouvido da Igreja para aliviar as dores da nossa gente, através da minha própria assistência virtual bem como da assistência de psicólogos capacitados para esta missão, sob a coordenação da Dra. Niely Barros e conforme a RESOLUÇÃO Nº 4, DE 26 DE MARÇO DE 2020 do Conselho Federal de Psicologia, nos turnos diários: manhã, tarde, noite”, revelou o Pe. Tito Régis Rodrigues da Silva, administrador paroquial e responsável pela coordenação das ações emergenciais promovidas pela Paróquia.

1-Razão da pastoral da escuta
Se você parar para pensar, há uma série de provérbios que falam sobre a importância de saber escutar. Nos comunicamos o tempo inteiro, mas poucas pessoas sabem, de fato, escutar. Isso porque nem sempre é uma tarefa fácil; vai muito além de parar de falar e receber as palavras que estão sendo ditas pela outra pessoa. Na pastoral da escuta, estaremos para além das técnicas, mas usaremos do contributo espiritual para aconselhar, motivar, restaurar…

2-Mesmo por trás das telas é bom ouvir e ver
O contato visual é um elemento indispensável para demonstrar atenção e uma postura receptiva. Faremos uso de plataformas digitais que nos possibilitem o “compartilhamento de telas” para que as nossas conversas não sejam frias e impessoais.

3- “O ouvido é todo seu”
Para ser um bom ouvinte é fundamental saber que o mais importante é o que está sendo dito, por isso não devem haver interrupções. Cada vez que intervenção for realizada será de forma objetiva e produtiva. Não haverá tempo limitado para a escuta.

4- Empatia
A equipe é preparada para ouvir com empatia e acolhimento, buscando compreender quem fala, porque a história e os sentimentos de cada irmão, de cada irmã, é a razão de nosso maior interesse. E este é o caminho para fazer com que qualquer pessoa se sinta confortável e acolhida.

5- Consolo aos enlutados
Além da escuta, daremos suporte espiritual aos enlutados, oferecendo mensagens de condolências em nome da Igreja e colocando à disposição da família o ouvido e coração de nossa paróquia, através de todos os momentos de oração comunitária, como forma de sustentar a nossa comunhão eclesial, neste período da Pandemia.

6- Nas redes sociais da casa Dom Bosco (Instagram – @casadombosco.al e YouTube – Casa Dom Bosco Maceió) e da Pascom da Igreja de São Miguel Arcanjo (Instagram – @pascomsaomiguelarcanjo e Facebook – Paróquia São Miguel Arcanjo / Pascom) está disponível o link da ficha de inscrição para o público, após o preenchimento será feita a escuta por ligação, e quando terminar a pandemia os atendimentos serão presenciais. O endereço da ficha de inscrição é https://forms.gle/YdnCGodHdGB2fuEw7

foto

(Imagem: Assessoria)

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

●Ana Cecília Neves dos santos. CRP 15-5185
Terças e sextas -17h às 21h

●Veronice Galdino da Silva Barros. CRP 15/3973
Segunda a Sexta – 08:00 às 10:00

●Valquíria Maria Bezerra da Silva Lira. CRP 15/5065
Segunda a Sexta: tarde e noite

●Niely Oliveira de Barros Silva. CRP 15 3258
Segunda, Quarta e Sexta: 19:00 às 20:30

●Maria Madalena de Vasconcelos Lins. CRP 15 2192
Noite

●Thatiany de Moraes Henrique. CRP 15/4727
Quinta: noite

●Pe. Tito Régis Rodrigues da Silva
Período: integral (consultar disponibilidade)

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH