Cidades

28 de maio de 2020 11:52

Vacinação contra a influenza contempla gestantes e crianças

Campanha visa reduzir internações por infecções respiratórias causadas pelos vírus

↑ Ilustração

O público da primeira infância está contemplado na terceira etapa de vacinação contra a influenza, que vai até o dia 05 de junho.  A vacina protege contra três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza, e é muito importante para reduzir os impactos decorrentes das infecções.

O chamamento para essa imunização de crianças e gestantes é reforçado pelo Núcleo de Saúde do Programa Criança Alagoana (CRIA), da Secretaria de Estado de Saúde (SESAU), que acompanha a cobertura vacinal na primeira infância em Alagoas.

“A continuidade das vacinas garante que não haja recrudescimento de doenças já eliminadas no nosso estado, além de prevenir casos novos de doenças imunopreveníveis, contribuindo para qualidade de vida das crianças e suas famílias”, destacou Alessandra Viana, coordenadora do Núcleo da Saúde do CRIA.

A meta em Alagoas é vacinar 90% do público alvo desta etapa, que também inclui puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças com síndrome congênita por Zika Vírus. De acordo com Emilly Francine, enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), da SESAU, a vacina tem bastante eficácia e segurança.

“As contra indicações da vacina é referente se o paciente teve reações anteriores da vacina, alergia grave a ovo e reações anafiláticas. Nós orientamos que no caso de crianças com sintomas febris, aguardar o desaparecimento do sintoma por pelo menos três dias para então realizar a vacinação”, explicou a enfermeira.

Drive thru

Para facilitar a vacinação de gestantes e crianças, de seis meses e menores de seis anos, a partir de amanhã (29), até domingo (31), a vacina pode ser tomada no sistema drive thru, que está funcionando no estacionamento do Maceió Shopping, das 8h às 16h30. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina, assim como as gestantes apresentarem a caderneta da gestante.

Os postos de saúde em Maceió também estão oferecendo a vacina e foram instalados postos em quatro escolas municipais (ver lista abaixo). A campanha também acontece nas cidades do interior de Alagoas, com vacinação nas unidades de saúde.

Um aspecto importante para destacar é que, no atual cenário de pandemia causada pelo coronavírus, a vacina contra influenza não combate o Covid-19. Sua aplicação protege a população de infecções respiratórias por influenza, o que reduz o impacto sobre o serviço de saúde.

ESCOLAS CONFIRMADAS PARA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA:

✅Escola Municipal Nosso Lar I – Rua Sampaio Dória, 152, Ponta Grossa

✅Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira  – Av Norma Pimentel da Costa, 11, B. Bentes

✅Escola Municipal Pedro Suruagy – Av. Maceió, S/N, Tabuleiro do Martins

✅ Escola Municipal Suzel Dantas – Rua Antônio Monteiro de Carvalho, s/n, Tabuleiro dos Martins.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH