Cidades

27 de maio de 2020 12:34

21ª Vara realiza primeira audiência por vídeo em processo de inventário

‘Essa triste pandemia nos trouxe essa nova forma de audiência que tem se mostrado de grande valia’, avalia o juiz Carlos Cavalcanti

↑ (Foto: Dicom TJAL)

A 21ª Vara Cível de Maceió realizou, nesta terça-feira (25), a primeira audiência de conciliação virtual em processo de inventário no âmbito do Judiciário de Alagoas. O juiz Carlos Cavalcanti de Albuquerque Filho, titular da unidade, conduziu a sessão, realizada através da plataforma Google Hongouts Meet.

De acordo com o magistrado, a audiência por vídeo inaugura uma nova realidade para a Justiça brasileira. “Essa triste pandemia do Coronavírus nos trouxe essa nova forma de audiência que tem se mostrado de grande valia para o Judiciário e como uma forma de evolução da Justiça “, afirma Carlos Cavalcanti.

O magistrado destacou que a audiência de conciliação é um instrumento eficiente para alcançar a composição entre as partes. “Sua realização nos processos de inventário, que muitas vezes podem se alongar por 10, 15 anos, diante da discordância dos interessados quanto à partilha dos bens componentes do acervo hereditário, é essencial para a celeridade e a duração razoável dos processos sucessórios”.

O juiz enalteceu ainda o respeito manifestado entre as partes no caso em questão. Os advogados Antonio Fernando Costa e Lucas Almeida, além de seus representados, parabenizaram a iniciativa do magistrado na designação da audiência virtual.

Os participantes também elogiaram o trabalho desenvolvido pelos servidores da vara, na pessoa do assessor Yuri Nobre Rodrigues, que, de forma atenciosa, auxiliou a todos na condução da audiência por videoconferência.

Fonte: Dicom TJAL

Comentários

MAIS NO TH