Cidades

24 de maio de 2020 15:18

É falso que Pam Salgadinho faz exames sem liberação do CORA em pessoas com Covid-19

Prefeitura afirma que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município

↑ Foto: Divulgação

Em vários grupos de WhatsApp de Alagoas circula uma mensagem dizendo que pacientes diagnosticados com Covid-19 podem fazer exames de tomografia e eletrocardiograma no Pam Salgadinho sem precisar de liberação do Cora, o Complexo Regulador de Maceió. A informação é falsa.

“No caso da Tomografia, só necessita trazer APAC, preenchida e assinada pelo(a) médico(a) e juntamente com o cartão SUS e um documento pessoal, a apac não precisa está liberada pelo cora, agora só serve se for pra pacientes do covid essa situação, e o Eletro com a guia médica e a justificativa assinada pelo médico todas essas informações foram passadas pelo coordenador do bloco”, diz um trecho da mensagem.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que as informações não procedem e esclareceu que nenhum exame é feito sem passar por regulamentação ou fluxos definidos pelo Município. O CORA é um sistema usado pelo município para a marcação de consultas e exames pelo SUS.

No caso de pacientes com sintomas da Covid-19, a secretaria ressaltou que o atendimento é diferenciado: “Os usuários que tiverem a indicação médica para a realização desses exames serão encaminhados das unidades de referência em síndromes gripais e das UPAs geridas pelo Município (Benedito Bentes e Trapiche), portando formulário devidamente assinado que será entregue na unidade executante [que irá realizar os exames], que pode ser o PAM Salgadinho ou Hospital Sanatório”, disse.

Ainda de acordo com a secretaria, a intenção desse atendimento diferenciado é evitar a demora na realização dos procedimentos e aglomerações de casos suspeitos ou confirmados da doença.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH