Cidades

12 de abril de 2020 16:25

Projeto incentiva leitura durante período de isolamento social

Dicas são repassadas pelas redes sociais

↑ (Imagem: Divulgação)

Com a suspensão das aulas, como medida de prevenção contra o novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem desenvolvido estratégias para interagir com os estudantes durante o período de isolamento social. O Projeto Vamos construir uma biblioteca em casa? é um dos meios encontrados para o estímulo à leitura em casa e vem sendo trabalhado pela Rede de Bibliotecas da Prefeitura de Maceió.

A Biblioteca Carlos Moliterno posta, diariamente no Instagram (@bcmsemedmaceio) e no Facebook, para estimular a interação entre aluno e literatura. São repassadas dicas como indicações de livros para toda a família. O estímulo literário tem como foco a construção de uma biblioteca própria e o aprendizado da Língua Portuguesa.

Segundo a diretora da Rede de Bibliotecas e idealizadora do projeto, Janaína Tenório, o objetivo é que novos leitores possam ser formados, criando o hábito da leitura. Ela destaca que o momento é para desenvolver as habilidades linguísticas dos estudantes e incentivar várias áreas do conhecimento. “O projeto tem a missão de incentivar a leitura, o contato e o acesso aos livros, ao mesmo tempo em que proporciona o desenvolvimento de quatro habilidades: ler, escrever, ouvir e falar. Além disso, o projeto ajuda a criança a construir senso de responsabilidade, compromisso e cuidado com os livros”, ressaltou.

Janaína explica ainda que a intenção do projeto é relacionar o tempo livre com a leitura. “Como a maioria da população encontra-se em casa o que as crianças, acompanhadas dos adultos, poderiam fazer para ter um contato diferente com a leitura e os livros? O que adulto e a criança poderiam realizar juntos nesse momento de quarentena? Foi tentando responder esses questionamentos que surgiu a ideia do Biblioteca em casa”, acrescentou.

Fonte: Ascom Semed

Comentários

MAIS NO TH