Cidades

Mutange: confira nova rota alternativa para o tráfego de veículos

Com interdição da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, 12 linhas de ônibus também terão itinerários modificados

Por Secom Maceió 28/03/2020 12h35
Mutange: confira nova rota alternativa para o tráfego de veículos
Reprodução - Foto: Assessoria

Neste sábado (28), a Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro do Mutange, será bloqueada para o tráfego de veículos. A interdição da via é uma medida emergencial e preventiva, que está sendo tomada por recomendação da Defesa Civil de Maceió e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que identificaram avanço na instabilidade do solo na região. As interdições serão feitas pelas equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Devido às recomendações da Defesa Civil de Maceió e da CPRM, a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) autorizou a circulação de veículos nos trechos Cepa e Portugal Ramalho. Por este motivo, a rota alternativa para a circulação de veículos precisou ser alterada para melhorar o tráfego e minimizar os impactos na Avenida Fernandes Lima.

“A Prefeitura está trabalhando para garantir que esta operação emergencial ocorra da melhor maneira possível. As mudanças no trânsito são fundamentais para salvaguardar as vidas tanto dos condutores como também dos moradores da região do Mutange. Por este motivo, as equipes da SMTT estarão nos locais de bloqueio para orientar os condutores e pedestres e garantir segurança viária de toda a população. As equipes técnicas da Superintendência também irão acompanhar as mudanças para garantir que tudo transcorra da melhor maneira possível”, destacou Antônio Moura, titular da SMTT.

“A liberação das vias do Portugal Ramalho e do Cepa trata-se de uma solicitação da Prefeitura Municipal de Maceió, em caráter emergencial. O Governo do Estado está liberando essas vias neste sábado (28), mas saliento que esta não é a abertura do Eixo Cepa, essa é apenas uma cessão que vamos fazer à Prefeitura de Maceió, conforme solicitação oficializada, para que eles possam utilizar os trechos da melhor forma possível, visto que haverá o fechamento da principal via de acesso ao bairro de Bebedouro. Além disso, como o trânsito na região do Cepa e Portugal Ramalho será intenso a partir do fechamento da via em Bebedouro, solicitamos que a Prefeitura cuidasse da segurança dos veículos e, sobretudo, dos pedestres nessas áreas, já que há o trânsito intenso de pessoas nesses locais, principalmente no Cepa, para que não haja nenhum tipo de incidente após a liberação do tráfego nesses trechos”, explicous o secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

Como será a mudança

Os bloqueios serão executados no trecho que vai desde a Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho, no acesso à Ladeira do Calmon, até a Rua General Hermes, na altura do Ginásio Tenente Madalena, no bairro do Bom Parto.

Os condutores que vierem do bairro da Santa Amélia e chegarem à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, em frente à Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho, deverão obrigatoriamente virar à esquerda e acessar a Rua Doutor Passos de Miranda (Ladeira do Calmon). A partir deste ponto, os motoristas deverão seguir pela Rua José da Silveira Camerino (antiga Belo Horizonte) e seguir até a Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Caso optem por seguir em direção ao Bom Parto, os condutores poderão seguir pela Rua José da Silveira Camerino e virar à direita na Rua Ricardo de César Melo, virar à esquerda na Rua Coronel Lima Rocha, à direita novamente na Rua Manoel Menezes, à direita na Avenida Doutor Muniz Falcão, à esquerda na Rua Jerusalém, à esquerda na Rua Arnon de Melo, à direita na Travessa Senador Arnon de Melo, na via aberta no trecho Hospital Portugal Ramalho, à direita na Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás), à esquerda na Rua Antenor Gomes de Oliveira e virar à direita na Ladeira Lopes Trovão para ir em direção ao Bom Parto.

Já os condutores de veículos que vierem do Bom Parto pela Rua General Hermes deverão efetuar um desvio à direita em frente ao Ginásio Tenente Madalena. A partir deste trecho, os motoristas deverão seguir pela Ladeira Lopes Trovão, virar à esquerda na Rua Professor Virgínio de Campos, depois à esquerda novamente na Rua Clementino do Monte, em seguida à direita no trecho Cepa, por onde deverá seguir até encontrar a Rua Miguel Palmeira.

Da Rua Miguel Palmeira, o condutor deverá virar à esquerda e acessar a Rua Manoel Menezes e dobrar à direita na Rua Coronel Lima Rocha. De lá, deve seguir pela Rua Ricardo César Melo, até encontrar a Rua Professor José da Silva Camerino. Logo após, o condutor poderá virar à esquerda na Rua Professor José da Silveira Camerino e seguir até a Rua Doutor Passos de Miranda, para então poder voltar à Avenida Major Cícero de Góes Monteiro e seguir em direção ao bairro da Santa Amélia; ou caso prefira poderá virar à direita na Rua Professor José da Silveira Camerino para acessar a Avenida Fernandes Lima e seguir até o seu destino final.

Linhas de ônibus

Ainda por conta das alterações, 12 linhas do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (Simm) que passam pela Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no Mutange, também terão seus itinerários modificados modificados. Confira o trajeto de cada linha clicando aqui.