Cidades

Pescadores protestam contra transferência para Centro Pesqueiro em Jaraguá

O trânsito na Avenida Industrial Cícero Toledo ficou totalmente interditado

Por Tribuna Hoje, com agências 04/03/2020 09h53
Pescadores protestam contra transferência para Centro Pesqueiro em Jaraguá
Reprodução - Foto: Assessoria
Dezenas de pescadores protestam na manhã desta quarta-feira (4) contra a transferência deles para o Centro Pesqueiro em Jaraguá, na capital alagoana. O grupo fechou a principal via da região. Eles atearam fogo em pneus para impedir a ação da Prefeitura de Maceió para desocupação da antiga balança do peixe no bairro. O trânsito na Avenida Industrial Cícero Toledo está totalmente interditado. A execução da Prefeitura atende uma determinação do Ministério Público Federal (MPF). A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fez o bloqueio nos dois sentidos da avenida às 7h de hoje e deve permanecer até o término da operação de realocação de marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados para o Centro Pesqueiro. [caption id="attachment_298016" align="aligncenter" width="1024"] Centro Pesqueiro fica no local onde era a antiga Vila de Pescadores (Foto: Marco Antônio)[/caption] O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal estão no local e devem negociar a possível liberação da via. Técnicos da Equatorial também estão no local para desligar a energia da região para que a prefeitura faça a remoção dos pescadores e marisqueiras. Carlos Jorge, um dos líderes do movimento, disse que o Centro Pesqueiro teria sido entregue pela Prefeitura de Maceió inadequado para o trabalho dos pescadores. Segundo ele, as instalações carecem de mais estrutura para a atividade. "Há espaços, no novo local, onde tem água encanada, e em outros não", reclamou. Ele também criticou a implementação de um rodízio, entre os vendedores, bem como o compartilhamento dos espaços de venda, que antes tinha ocupação limitada a um vendedor. "A fábrica de gelo não funciona e o depósito está incompleto", frisou. Ainda no final da tarde dessa terça-feira (3), os pescadores realizaram uma manifestação para cobrar melhorias nos espaços que serão ocupados. NOTA

Em nota, a Prefeitura informou que vai realizar a ação para realocação da cadeia produtiva do mercado do peixe de Jaraguá e  que a estrutura do Centro Pesqueiro conta com depósitos, estaleiros, área de espaço para venda e armazenamento, fábrica de gelo e oficinas, além de estacionamento.

"Serão transferidos 182 permissionários, entre marisqueiras, pescadores e vendedores de pescados, que foram cadastrados em 2015. A lista foi validada no último dia 13 de fevereiro pelo Ministério Público Estadual, Comissão de representativa de permissionários e Prefeitura. Edital publicado no último dia 19 no Diário Oficial do Município também prevê a remoção das estruturas inadequadas", trouxe a nota da Prefeitura.