Cidades

17 de fevereiro de 2020 19:11

‘Inteligência Artificial’ é o tema da 17ª Semana de Ciência e Tecnologia

Em Alagoas, ações voltadas à temática acontecerão durante todo o ano

↑ Foto: Divulgação

Já ouviu falar em Inteligência Artificial? É uma tecnologia que tem como intuito desenvolver mecanismos e dispositivos para solucionar problemas. As chamadas “máquinas inteligentes” possuem tecnologias que simulam o raciocínio humano, aumentando a produtividade e aprimorando diversas áreas, podendo ser utilizadas, por exemplo, na saúde, agricultura e no setor de vendas.

Apesar de ainda ser um assunto complexo, não é tão difícil encontrar sistemas inteligentes no nosso cotidiano, exemplos disso são ferramentas de reconhecimento facial, automóveis inteligentes e a própria plataforma de busca, Google, utilizada por milhões de pessoas diariamente.

Pensando numa forma de debater e tornar mais amplo esse assunto para sociedade, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou como tema da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A SNCT 2020 acontecerá de 20 a 25 de outubro em todo país, com ações gratuitas de popularização voltadas para temática.

Em Alagoas, além das atividades que serão executadas no período da SNCT 2020, outras ações como cursos, palestras e oficinas para diversos públicos, serão realizados de forma gratuita durante o ano todo, por meio de um trabalho desenvolvido pelo Comitê Gestor da SNCT em Alagoas.

O Comitê Gestor

O Comitê Gestor foi instituído por meio da Portaria Secti Nº 50/2017 publicada no Diário Oficial em 1º de agosto de 2017 e reúne em sua composição os parceiros interessados em realizar atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em suas instituições/órgãos/empresas.

A proposta é promover ações interligadas focadas no objetivo central de promover a aproximação da ciência, tecnologia e inovação da população, bem como, popularizar a produção científica e tecnológica do Estado e estruturar melhor a rede de divulgação da ciência em Alagoas.

Alagoas avança em popularização da Ciência

Alagoas, que ocupava a 23ª colocação em ações de popularização da ciência em 2015, subiu consideravelmente no ranking, estando agora na 7ª colocação, dados de 2018, com mais de quatro mil ações realizadas em Maceió e no interior do Estado, segundo o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Além de ser o 2ª Estado na região nordeste que mais estimula a CT&I. Os dados de 2019 ainda não foram divulgados.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH