Cidades

16 de fevereiro de 2020 16:28

Foliões curtem mais um dia das prévias de Carnaval em Maceió

Blocos como Vulcão e Turma da Esquina foram responsáveis por arrastar milhares de pessoas na orla da Pajuçara

↑ Foto: Secom Maceió

A folia das prévias de Carnaval continua em Maceió neste domingo (16). Desta vez, foi o tradicional bloco Vulcão que puxou a animação na orla de Pajuçara, acompanhado dos blocos Turma da Esquina e do Seu Porteiro & Dona Zeladora.

Roseana da Silva mora na Barra de São Miguel, mas veio só para aproveitar a folia por aqui. Ela trouxe até a mãe, a dona Maria José, de 82 anos, e que mora em Teotônio Vilela. “Nós viemos de só para aproveitar as prévias aqui. A festa está linda, muito organizada, alegre. Minha mãe veio só para curtir o frevo e está valendo à pena. Tudo tranqüilo, sem nenhuma confusão, do jeito que a gente gosta”, afirmou.

A foliã Mércia Carvalho é farmacêutica, mas se vestiu de presidiária para cair na festa com as amigas. “Tivemos a ideia porque esse é um bloco organizado pela Polícia Militar. Decidimos democratizar e trazer os presidiários também. Todo ano aproveito as prévias de Maceió, que é tudo de bom. Só tenho a agradecer por termos essa festa linda”, expressou.

Enquanto uns acompanham o passo do frevo, outros aproveitam a época para trabalhar e ganhar um dinheiro extra. Evandro Batista há 15 anos trabalha como ambulante vendendo chapéus, mas só em 2020 ele decidiu fazer isso durante o Carnaval. “Eu percebi que as pessoas lembram do protetor e de tudo, mas esquecem o chapéu e para isso eu tô aqui. Junta isso a moda que está desse tipo de chapéu e eu estou vendendo bastante, desde de sexta que trabalho e está dando certo. Nesse tempo de crise eu estou tentando fazer a diferença”, destacou.

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), investiu cerca de R$ 600 mil em chamadas públicas como forma de fomentar os festejos carnavalescos, entre apoio para os blocos de rua à fomentação dos pólos de carnaval nos bairro.

Além disso, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) foram mobilizadas para garantir a organização do trânsito, a ordenação dos ambulantes e a segurança pública, por meio da Guarda Municipal.

Ao todo, 140 agentes da SMTT trabalharam durante os dias de festa das prévias para ordenar o fluxo de veículos na região da Pajuçara e Ponta Verde e, assim, garantir a segurança viária dos foliões. Já a Semscs mobilizou 96 servidores da secretaria por dia de festa, entre fiscais de postura e guardas municipais, para assegurar a acessibilidade nas vias e a tranquilidade dos foliões.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH