Cidades

14 de fevereiro de 2020 23:39

Jaraguá Folia reúne foliões de todas as idades com ritmos para todos os gostos

Organização do evento estima que cerca de 50 mil pessoas passem pelo bairro na noite desta 6ª

↑ Foliões tomaram o Jaraguá na noite desta sexta (14) - Fotos: Edilson Omena

Acontece, na noite desta sexta-feira (14), o Jaraguá Folia, uma das prévias carnavalescas mais animadas de Maceió. Com vários blocos passando por toda a Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, foliões das mais diversas idades desfilaram com suas fantasias e aproveitaram muito o frevo das orquestras. Durante a noite no evento, era possível ver muitas crianças acompanhadas dos pais, o que mostra que a festa é para toda a família. A concentração dos blocos aconteceu na Praça Sinimbu.

Tereza Carvalho é uma das organizadoras do Bloco do Prazer. À reportagem da Tribuna, ela explicou qual a temática do bloco. “O Bloco do Prazer é da Secretaria Municipal de Saúde e tem o objetivo de trazer mensagens de prevenção para o Carnaval. Então, a gente tem todo um trabalho de distribuição de preservativos, orientação para população e a gente também participa do desfile”, explicou a organizadora.

Além da folia e da temática da prevenção, Tereza explica que o bloco também tem um viés social. “Nós trocamos as camisas dos blocos e arrecadamos 700 latas de leite para as crianças expostas ao vírus ao HIV. A gente agradece muito à sociedade por isso”, comentou.

Diversidade musical era algo fácil de encontrar no meio da folia. Além de tambores de maracatu e muito frevo, nas proximidades do bar Lorde Nelson Rest Pub, rock e marchinhas de Carnaval misturavam-se no meio da multidão. A foliã Tatiana Magalhães é frequentadora do Jaraguá Folia e estava no local. “Primeiramente, eu adorei que os desfiles voltaram para a Sá e Albuquerque. Acho que, dessa maneira, ganha mais em ambientação histórica. Quando os blocos passam, criam outro clima. Até onde eu vi, as coisas estão bem estruturadas”, disse. Em frente ao bar, o cantor Wado se apresentava acompanhado de uma banda.

Tales Teixeira faz parte da organização do Jaraguá Folia e, ao falar com a reportagem da Tribuna, reforçou que o evento é feito para toda a família. “Estamos esperando, em média, 50 mil pessoas, entre participantes dos blocos e foliões que vêm assistir. Nenhuma ocorrência foi registrada até agora, tudo está bem organizado. Esse evento é muito família. Como se pode perceber, é criança brincando, são os pais passeando com os filhos”, afirmou.

Folia continua no sábado e no domingo

Tão tradicional quanto a noite da sexta-feira no Jaraguá é a manhã de sábado (15), entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde, quando milhares de foliões se reúnem para seguir o Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultura de Alagoas e um dos maiores blocos de pré-carnaval do país. A previsão é de que mais de 200 mil foliões marquem presença às 10h. No mesmo dia, muitos blocos tradicionais terão como palco a mesma avenida, a exemplo das Pecinhas de Maceió, da Turma da Rolinha e do Bloco do Rei.

No domingo (16), a folia volta à orla de Maceió, no ritmo do frevo do Bloco Vulcão, ao lado da Turma da Esquina, do Seu Porteiro & Dona Zeladora e de dezenas de outros blocos de rua.

 

Texto: Rívison Batista

Fotos: Edilson Omena

Comentários

MAIS NO TH