Cidades

13 de fevereiro de 2020 11:21

Nova cratera surge no bairro do Mutange

Moradores da Ladeira do Verde improvisam fechamento de buraco que apareceu numa galeria pluvial após chuvas de ontem

↑ Moradores taparam o buraco que ocupava quase toda largura da ladeira com 20 carros de mão de metralha (Foto: Edilson Omena)

Moradores do bairro do Mutange, em Maceió, fecharam por conta própria um buraco que se formou após as chuvas de ontem (12). O buraco surgiu numa galeria pluvial na região conhecida como Ladeira do Verde. Os moradores afirmam que “cansaram” de esperar por providências.  Esta não é a primeira vez que o local é afetado pelo problema, em agosto do ano passado outro rompimento ocorreu e quase oito meses a cratera permanece aberta. A área é uma das que passará por desocupação bancada pela Braskem S/A.

Quando a reportagem chegou ao local, a cratera havia sido preenchida por restos de construção. O aposentado Francisco Augusto dos Santos, de 69 anos, conta que assim que a chuva parou os moradores perceberam o buraco.

“Abriu com a chuvada (sic) que deu. Quando a gente viu a água já estava por cima, ficou um oco. Essas casas estão em cima da areia, quando a chuva vem sai ocando (sic) tudo. Lá embaixo passa uma manilha que se junta com aquela que está quebrada lá embaixo. Estou tapando porque isso aqui não podia ficar aberto. Aqui passa moto, passa gente. Temos que sair daqui mesmo porque a bagaceira está grande. Colocamos uns 20 carros de mão de metralha para tapar”, diz o aposentado.

Ele afirma que já iniciou as negociações para a saída do bairro. Seu Francisco diz ainda que deve procurar uma casa no bairro do Jacintinho.

“Eu moro aqui desde 1970. Vou sair daqui se Deus quiser, estou com medo. Com uma chuva dessas já faz isso, imagina se chover mais. A gente tem que sair daqui mesmo. Vou esperar o dinheiro vir para a minha mão para eu procurar uma casa, vou para o Jacintinho”, comenta.

Segundo o líder comunitário da região, Arnaldo Manoel as ações não estariam ocorrendo por conta da saída dos moradores. Nenhum morador ou o líder comunitário informaram se a Defesa Civil de Maceió foi comunicada do ocorrido.

“Eu ouvi falar e vi uma foto pelo WhatsApp. É próximo do local onde abriu a outra vez. Assim, a gente leva ao conhecimento das autoridades, mas dizem que não adianta fazer nada porque já estamos saindo do Mutange, é complicado”, diz Arnaldo Manoel.

A moradora Carla Kelly, de 23 anos, detalha que a abertura da cratera deixou a comunidade ainda mais apreensiva. Muitos moradores já se mudaram da área e as casas foram isoladas. Outros ainda estão em negociação. Ela disse que a chuva deixa a mãe dela muito preocupada.

“Essa noite choveu e minha mãe nem dormiu, nós estamos saindo daqui, vamos procurar casa”, resume.

Procurada, a Defesa Civil de Maceió afirmou que recebeu o chamado sobre a abertura do buraco.

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Comentários

MAIS NO TH