Cidades

24 de janeiro de 2020 12:14

Forma de pagamento para 2ª via do RG é alterada

Usuário receberá o Documento de Arrecadação de Receita (DAR/CB) após abertura de processo para aquisição da carteira de identidade

↑ Usuária durante coleta das digitais e assinatura na sede do Instituto de Identificação (Foto: Aarão José)

Um levantamento feito pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas constatou a emissão da taxa para emissão da 2ª via do RG como a principal dificuldade do usuário da rede de postos. Muitas vezes, o usuário paga e não comparece a uma das unidades para solicitar seu documento.

Para resolver essa questão e facilitar ainda mais a vida do usuário, a Superintendência do Instituto de Identificação alterou o processo para pagamento da taxa de R$ 26,97 (vinte e seis reais e noventa e sete centavos) referente à emissão da 2º via. A partir de agora, não será mais obrigatória à apresentação do Documento de Arrecadação de Receita (DAR/CB) já pago para solicitar o seu RG.

Roney Presbítero, superintendente do órgão, esclareceu que a taxa será impressa e entregue ao usuário no guichê, após todo procedimento de abertura para aquisição da segunda via do RG. A alteração do serviço que visa garantir maior comodidade e agilidade no atendimento ao usuário ocorrerá em todos os postos que compõem a rede do Instituto de Identificação.

“Agora o usuário irá até um dos nossos postos com os documentos necessários para dá entrada na segunda via. O atendente fará a coleta das suas digitais, da imagem da face e assinatura, e no final do atendimento irá imprimir e entregar para o solicitante a taxa referente à segunda via do RG para pagamento”, explicou o gestor.

Com a guia em mãos, o usuário poderá se dirigir a qualquer lotérica ou banco conveniado, inclusive serviços de internet bank para efetuar o pagamento. Roney explicou que com a modernização e integração dos sistemas da Secretaria da Fazenda de Alagoas e do Instituto de Identificação, após a confirmação da compensação do pagamento, o RG é impresso e entregue ao usuário solicitante.

Os postos do Instituto de Identificação funcionam de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Os endereços das unidades estão disponíveis no site da Perícia Oficial (www.pericialoficial.al.gov.br) e no Guia de Serviços do Estado de Alagoas (www.servicos.al.gov.br).

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH