Cidades

21 de janeiro de 2020 19:50

Iprev-Maceió e INSS assinam Acordo de Cooperação Técnica nesta quarta-feira

Acordo permitirá ao Iprev-Maceió atuar como um agente do INSS

↑ Sede do Iprev de Maceió (Foto: Secom Maceió)

Nesta quarta-feira (22), a diretora-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev-Maceió), Fabiana Toledo, irá se reunir com representantes do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), na sede do INSS, no Centro, para assinar um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os órgãos. A reunião terá início às 10 horas.

A proposta é integrar os sistemas de informação e assim promover a desburocratização, digitalização e modernização dos serviços públicos oferecidos aos servidores e também à população do município. “O ACT é um instrumento que viabiliza o acesso às informações, garantindo agilidade nas decisões, seja na finalização dos processos de interesse dos segurados, seja nas ações de prevenção e combate a eventuais fraudes previdenciárias”, esclareceu Fabiana Toledo.

Segundo ela, na gestão do prefeito Rui Palmeira esse tipo de instrumento vem sendo utilizado na busca pela desburocratização e maior eficiência dos serviços públicos prestados. As tratativas foram iniciadas em 2018 e ela disse que com o INSS-Digital surgiu a possibilidade de realizar esse acordo para possibilitar ao Iprev-Maceió o acesso a serviços, como emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e extratos previdenciários dos períodos de contribuições no INSS.

“A parceria surgiu do interesse da Prefeitura em auxiliar os servidores públicos que solicitam benefícios de aposentadoria junto ao Iprev-Maceió, nos casos em que eles vão utilizar tempo de contribuição vertido ao INSS. Nesses casos, eles precisam que o INSS emita alguns documentos, como a CTC e a relação das remunerações desse período, o que muitas vezes acarreta idas e vindas desnecessárias aos órgãos, o que atrasa o processo e causa muito estresse ao servidor. Assim, com a implantação do INSS digital surgiu a possibilidade de realização desse acordo de cooperação”, explicou a diretora-presidente da autarquia municipal.

O ACT permitirá ao Iprev-Maceió atuar como um agente do INSS com acesso aos seus sistemas e serviços, o que agilizará a obtenção dos documentos e informações, poupando tempo e estresse aos servidores.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH