Cidades

Biota registra 13 mortes de tartarugas e 15 desovas só hoje em Alagoas

Período de reprodução faz aumentar número de mortes da especie no litoral sul do estado

Por Tribuna Hoje 20/01/2020 16h48
Biota registra 13 mortes de tartarugas e 15 desovas só hoje em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria
Até o início da tarde desta segunda-feira (20) foram registradas 13 mortes de tartarugas em todo o litoral sul de Alagoas. As informações são do Instituto Biota. De acordo com o presidente da entidade, Bruno Stefanis, além das mortes houve o registro de pelo menos 15 desovas. "No mês de janeiro, muitas espécies de tartarugas marinhas vêm até a costa para a reprodução", frisou.

Ainda de acordo com ele, em período de desova, o contato entre os animais e o homem tende a aumentar, o que faz elevar o número de animais mortos nas praias. Grande parte dos animais foram encontrados nas cidades de Marechal Deodoro e Feliz Deserto.

"Além do fator humano, uma das causas para a recorrência é o período de defeso, no qual as atividades de caça, coleta e pesca esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas. Este período é estabelecido de acordo com a época em que os animais se reproduzem na natureza. Camarões e lagostas também estão no período reprodutivo", ressaltou Bruno. As equipes do Biota seguem monitorando as áreas com maior recorrência de desova para acompanhar os casos e ajudar a preservar a espécie.