Cidades

14 de janeiro de 2020 12:12

Bombeiros combatem novo foco de incêndio em mata

↑ Foto: Cortesia

Os incêndios na mata de Fernão Velho têm sido constantes, conforme moradores do bairro em Maceió. Na manhã desta terça-feira (14), o Corpo de Bombeiros voltou a ser acionado para conter o fogo em vegetação com novo foco. Segundo o presidente da Associação, Everton Matos, que esteve no local e constatou o fato, oferendas deixadas dentro da mata podem está causando as queimadas.

Ainda não há informações concretas sobre o tamanho das áreas atingidas pelo incêndio que já acontece há dias. Moradores comentam que o incêndio também possa ser criminoso.

“Semana passada os bombeiros foram chamados umas três vezes. O fogo toma conta de toda a ladeira de Fernão Velho. Domingo, 8h da manhã, lá estavam os bombeiros de novo tentando apagar o fogo; ontem à noite eles tiveram aqui de novo”, disse uma moradora.

Everton Matos usou as redes sociais para denunciar o incidente e cobrar providências e principalmente a conscientização por parte das pessoas envolvidas no culto religioso. “Não quero discriminar a religião de ninguém, mas deixar velas acesas dentro da mata com certeza está ocasionando essas queimadas”, observou. Em um vídeo gravado hoje, ele mostra focos de fogo mesmo que ainda baixos, logo crescem com a força do vento.

Uma das preocupações é que há residências próximas do local dos focos de incêndio com fiação elétrica podendo causar um acidente ainda mais grave com mortes. Além de acabar com a vegetação nativa.

CRIME AMBIENTAL

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, (Lei nº 9.605 de 1998), “é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

MAIS NO TH