Cidades

25 de novembro de 2019 17:53

Semarh desmente fake news sobre forte onda de calor no Litoral Nordestino

Mensagem tem sido disseminada via WhatsApp nos últimos dias

↑ Meteorologista da Sala de Alerta, Henrique Mendonça, explicou o motivo das temperaturas ficarem um pouco elevadas nesta época do ano (Foto: Ascom / Semarh)

Uma fake news alertando a população alagoana sobre a chegada de uma forte onda de calor com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC tem se espalhado via WhatsApp. A mensagem foi desmentida pela Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) nesta segunda-feira (25).

Segundo a Sala de Alerta as temperaturas devem ficar elevadas, mas dentro da normalidade para a época do ano, podendo atingir máxima de 31ºC para o Litoral de Alagoas e 35ºC nas regiões do Sertão e Agreste.

“É típico dessa época do ano, aqui na nossa região, o surgimento de uma massa de ar seco e quente que inibe a formação de chuvas, associados com os ventos nordestes que saem da região equatorial”, esclareceu o meteorologista da Sala de Alerta, Henrique Mendonça.

É importante que a população sempre busque se informar por meio de fontes oficiais para não acabar caindo em fake news. Qualquer alerta de mudança climática que possa afetar a rotina dos cidadãos de Alagoas são divulgados pela Sala de Alerta, além de disponibilizar a previsão do tempo, em tempo real, por meio do site www.semarh.al.gov.br, ou pelo aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma Android e iOS.

Fonte: Ascom Sermarh/AL / Texto: Alexandre Ferrari

Comentários

MAIS NO TH