Cidades

22 de novembro de 2019 00:15

Natal dos Folguedos: cortejo reúne 101 grupos da Cultura Popular neste domingo

Primeiras atrações do cortejo cultural são a Cavalhada Centenária de Chã Preta e a banda de pífanos do Mestre Bia, que antecedem o carro alegórico Patrimônio Vivo, com Mestres e Mestras de Folguedos, e a banda filarmônica da Associação Musical Francisco Pedrosa

↑ Foto: Secom Maceió

Neste domingo (24), a partir das 16h, a orla marítima de Maceió será tomada por uma onda de ritmos e de cores durante a passagem do cortejo que irá marcar a abertura da terceira edição do Natal dos Folguedos. Com a participação de 101 grupos da Cultura Popular da capital e de outros municípios da Região Metropolitana, o cortejo será iniciado na Praça Gogó da Ema e sairá em direção à Praça Multieventos, onde irá acontecer o acendimento da iluminação temática de Natal.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinicius Palmeira, o cortejo abre as festividades de fim de ano de Maceió. “Estamos muito felizes com o envolvimento dos grupos neste momento tão importante para a nossa Cultura Popular. Vamos celebrar, mais uma vez, a nossa diversidade cultural levando para a nossa orla marítima um grande espetáculo”, enfatizou.

As primeiras atrações do cortejo cultural são a Cavalhada Centenária de Chã Preta e a banda de pífanos do Mestre Bia, que antecedem o carro alegórico Patrimônio Vivo, com Mestres e Mestras de Folguedos, e a banda filarmônica da Associação Musical Francisco Pedrosa.

Logo após, a ala junina evidenciará o brilho das quadrilhas Santa Fé, Brilho Lunar, A Fazendinha, Balancear, Sanfona do Rei, Fala Mansa, Pé de Serra, Flor de Chita, Dona Dada, Luar do Sertão, Xique-Xique, Flor de Mandacaru, Amor Junino, Amanhecer do Sertão, Santa Fé, Brilho Lunar, Raiar do Sol, Roda de Fogo, Amor da Juventude, Rosa dos Ventos Alagoana, e Quadrilha Xodó e Xamego e o ritmo dos Irmãos do Forró, Rogério Nicácio e Trio Xodó Beleza, Abanos do Forró, Trio Gil Neves, Beto Marcolino e da banda filarmônica Boa Viagem.

Depois, a Chegança Silva Jardim e o Fandango do Pontal desfilarão sob o carro alegórico Nau Catarineta, antecedendo a ala dos bois, que contará com a participação dos grupos de Bumba Meu Boi Lacrau, Tigre, Cobra Negra, Vingador, Águia, Águia de Ouro, Diamante, Pérola, Força Bruta, Treme Terra, Fênix, Águia Dourada, Bumbá Alagoano, Axé, Dragãozinho, Guerreiros da Vila, Kimera, Trovão e Cão de Raça.

Na sequência, os grupos de pastoril Coração de Jesus, Estrela de Belém, Estrela Dourada, Mensageiros de Fátima, Nossa Senhora Mãe dos Homens e Recordar é Viver irão desfilar sob o carro alegórico Pastoril, que antecede a participação da banda filarmônica Santa Cecília.

Após a passagem do carro alegórico Pastoril, desfilará a ala dos folguedos, com a participação da banda de pífanos Flor do Nordeste, baianas Mensageiras de Santa Luzia, baianas Ganga Zumba, baianas do Pontal, baianas Flor do Bairro, baianas Voltam a Sorrir, Taieiras Alagoanas, Cirandeiras Alagoanas e Mané do Rosário.

Depois, o carro alegórico Guerreiro ocupará a avenida, evidenciando a participação dos grupos de guerreiro São Pedro Alagoano, Vencedor Alagoano, Mensageiro de Padre Cícero e Campeão Vencedor de Anadia. A ala da cultura afro-brasileira desfilará, logo em seguida, com a participação do Maracatu Baque Alagoano, Maracatu Raízes da Tradição, Samba de Roda K’Posú Betá, Afoxé Ofá Omin, Coletivo Afro Caeté, Afoxé Odô Iyá, Afro Dendê e Afojubá.

A última ala do cortejo é a do coco de roda, que contará com o gingado dos grupos Mandacaru, Pisa Miudinnho, Los Coquitos, Estrela Alagoana, Ganga Zumba, Raízes Nordestinas, Xodó Nordestino, Reis do Cangaço, Paixão Nordestina, Xique Xique, Catolé, Reviver, Pisa na Fulô, Sensashow, Águia de Ouro, Flor de Mandacaru, Tentação, Barreiros de Alagoas, Embolada e Gira Flor, antecedendo a participação da fanfarra Benedito Bentes.

O cortejo cultural será encerrado com a passagem do carro alegórico da Nossa Senhora dos Prazeres, interpretada pela atriz alagoana Waneska Pimentel. Na Praça Multieventos, a partir das 18h, além do acendimento da iluminação temática de Natal e projeção mapeada, o público poderá prestigiar as apresentações dos cantores Mácleim e Irina Costa e do Coretfal.

Para o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, o cortejo cultural é uma vitrine de projeção da Cultura Popular de Alagoas para o mundo. “Alagoas é o estado que possui o maior número de folguedos do país e a abertura oficial do evento vai poder mostrar o brilho dessa nossa riqueza cultural”, comemorou.

O evento é uma realização da Prefeitura de Maceió com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca Cola.

Fonte: Secom

Comentários

MAIS NO TH