Economia

Dia da Consciência Negra é feriado em Alagoas; veja o que abre e o que fecha

A data é comemorada em todo o estado com o objetivo de resgatar a importância social, histórica e cultural do negro

Por Tribuna Hoje, com assessorias 20/11/2019 12h26
Dia da Consciência Negra é feriado em Alagoas; veja o que abre e o que fecha
Reprodução - Foto: Assessoria

O funcionamento de agências bancárias, trens e repartições públicas sofre alteração nesta quarta-feira, 20 de novembro, feriado estadual do Dia da Consciência Negra.

A data é comemorada em todo o estado com o objetivo de resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo, além de homenagear o histórico episódio da luta pela liberdade dos povos escravizados no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

Programe-se para o feriado, confira o funcionamento dos principais serviços:

Comércio

Segundo a Aliança Comercial, as lojas do centro de Maceió vão funcionar normalmente no feriado, das 8h às 18h. Em Arapiraca, o Sindicato do Comércio Varejista informou que o comércio da cidade também vai funcionar normalmente. Os comércios dos municípios de Palmeira dos Índios, Penedo e União dos Palmares também abrirão em horário normal.

Shoppings

Os shoppings de Maceió e de Arapiraca abrirão em horário normal na quarta. Em todos os estabelecimentos, as salas de cinema seguirão com a programação normal.

Vale destacar que os postos da Central Já estarão fechados nos shoppings que oferecem esses serviços.

Supermercados

Assim como os centros de compra, os supermercados vão abrir normalmente. As lojas do Palato seguirão com a unidade Farol funcionando das 7h à meia-noite; a da Ponta Verde aberta 24h; e a do Parque Gonçalves Lêdo, das 7h às 22h.

O Atacadão estará aberto das 7h às 22h e todas as unidades da na Rede Unicompra não terão alterações no horário de funcionamento.

Agências bancárias

As agências bancárias de Maceió, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Paulo Jacinto, São Sebastião e União dos Palmares não abrirão no feriado da Consciência Negra. O atendimento ao público volta ao normal na quinta-feira (21).

Os caixas eletrônicos, internet banking e os telefones bancários vão estar disponíveis para as operações. As contas de consumo e carnês com vencimento para o feriado podem ser pagos no dia seguinte sem acréscimo de multa.

Trens e VLTs

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os trens e VLTs funcionarão em horário especial no Dia da Consciência Negra.

Serão realizadas cinco viagens de ida e outras cinco de volta entre Maceió e Rio Largo. As operações voltam ao normal quinta (21).

Partindo da estação Lourenço de Albuquerque: 04h45, 05h37, 05h58, 06h30 e 13h45 Partindo da estação Jaraguá: 12h16, 17h10, 17h50, 18h20 e 19h Repartições públicas

As repartições públicas do Estado e da Prefeitura de Maceió estarão fechadas no feriado.

Poder Judiciário

O Poder Judiciário vai funcionar normalmente no Dia da Consciência Negra após o Judiciário optar por antecipar o feriado estadual para segunda-feira (18). Com isso, o funcionamento voltou ao normal nesta terça-feira (19) e deve continuar durante a semana.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado também adiantou o feriado para segunda e funcionará normalmente na no Dia da Consciência Negra.

Polícia Federal

A Polícia Federal em Alagoas informou que não haverá expediente na Superintendência Regional, no Jaraguá, em Maceió.

O Posto de Atendimento e Emissão de Passaporte da Policia Federal (PEP), no Shopping Maceió, e a Sala de Atendimento localizada no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares também estarão fechados no dia 20. As atividades voltarão ao normal na quinta (21).

Equatorial

Segundo a assessoria da Equatorial, as agências de atendimento presencial da empresa estarão abertas e funcionarão normalmente durante o feriado. Já os pontos localizados nas Centrais Já estarão fechados na quarta, voltando ao normal na quinta.

A Equatorial reforça que a Central de Atendimento 0800 082 0196 estará disponível 24h durante o feriado e a população ainda pode contatar a empresa pelo WhatsApp no número (82) 2126-9200. Para comunicar uma ocorrência, basta enviar uma mensagem de texto para a assistente virtual, Clara.

Parques municipais

O Parque Municipal de Bebedouro terá o funcionamento normal. Já o Parque do Horto funcionará apenas no sábado (16).

Mercados e feiras de Maceió

Apenas o Mercado de Bebedouro será fechado na quarta. Os demais mercados públicos e feiras livres da capital funcionam em horário normal neste feriado. Veja abaixo os horários de cada um:

Mercado da Produção: 7h às 15h; Mercado do Artesanato: 7h às 17h; Mercado do Tabuleiro: 5h às 15h; Mercado do Benedito Bentes: 5h às 13h; Mercado Popular: 6h às 15h; Mercado da Produção: 7h às 15h; Shopping Popular: 8h às 18h.