Cidades

19 de novembro de 2019 09:10

Dia Mundial da Criança: Maceió ganha representantes mirins

Este ano, o apelo global à ação é a celebração dos 30 anos da convenção dos direitos da criança e é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

↑ Na edição de 2018, eninos e meninas exerceram cargo público no Dia Mundial da Criança. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Em alusão ao Dia Mundial da Criança, Prefeitura e secretarias municipais vão ganhar, pelo terceiro ano consecutivo, representantes mirins por um dia. Durante todo o dia 21 de novembro, crianças e adolescentes ocuparão simbolicamente um cargo público e irão desenvolver atividades juntamente com os gestores.

A ação, que acontece no mundo todo, faz parte das comemorações da data e conta com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, alem de instituições da rede de proteção e garantia dos direitos de criança e adolescentes.

Este ano, o apelo global à ação é a celebração dos 30 anos da convenção dos direitos da criança e é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), através da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

A chefe de Gabinete da Prefeitura, Andrea Houly, explica que a proposta é valorizar os direitos da criança e do adolescente, por meio da ocupação de espaços institucionais importantes. “Em 2018, o Dia Municipal da Criança foi instituído por lei em Maceió e este ano iremos celebrar a convenção dos 30 anos dos direitos das crianças. Nós vamos reunir cerca de 15 crianças que irão ocupar espaços no Legislativo, Executivo, Judiciário, controle social e em outras instituições da rede de proteção e garantia dos direitos das crianças com o objetivo de que durante esse dia essas crianças sejam protagonistas nesses espaços”, informa.

A data é considerado um dia de ação para defender e conscientizar a população sobre os problemas que as crianças enfrentam. Mas é também um momento para celebrar o progresso nas ações públicas destinadas às crianças.

A consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, afirma que este é um momento para todos se unirem em torno da garantia dos direitos da infância. “É um dia de ação para defender os direitos das crianças e conscientizar a população para que todos possam ajudar a construir um lugar onde todas as crianças estejam na escola, protegidas contra danos e que possam crescer e se desenvolver com seus direitos assegurados”, pontuou.

Ela explica ainda que o Dia Mundial da Criança foi instituído internacionalmente para o dia 20 de novembro, mas em Alagoas, devido às comemorações do Dia da Consciência Negra, a ação é promovida no dia 21.

A ação terá início na Prefeitura de Maceió, às 8h, com solenidade de posse das crianças nos cargos dos gestores que representarão. Este ano, os participantes são meninos e meninas de 10 a 15 anos atendidos pela Rede Municipal de Educação, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e AABB Comunidade.

Depois de cumprir o expediente nas funções administrativas que representarão, todos os participantes irão se reunir na Câmara Municipal de Maceió, onde assistirão a uma sessão extraordinária. Durante a sessão, as crianças darão seus depoimentos sobre a experiência.

 

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH