Cooperativas

23 de outubro de 2019 13:34

No Dia Internacional da Impressão, Jorgraf reafirma sua importância para a comunicação

De acordo com pesquisa, muitos ainda preferem comunicação impressa à digital

↑ Dia Internacional da Impressão. Imagem: TwoSides

Hoje, quarta-feira (23), é comemorado o Dia Internacional da Impressão. E para celebrar a data, a Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), reafirma a importância e o poder da impressão para os dias de hoje.

Flávio Peixoto, diretor administrativo-financeiro da Jorgraf, apesar do boom do meio digital, o material impresso ainda tem seu lugar e sua importância. “A impressão em papel é a base de tudo como origem do nosso negócio. Temos um jornal impresso diário que é a Tribuna Independente e entendemos o valor da impressão, pois pesquisas mostram que 80% dos consumidores preferem ler a partir do papel, a ler a partir do monitor. Temos consciência, também, que vivemos um momento de rápidos avanços tecnológicos e transformações na comunicação, diante das inúmeras possibilidades do universo digital e procuramos trabalhar nosso conteúdo jornalístico em diversas plataformas, tendo como base o impresso.”

Para valorizar ainda mais a comunicação impressa, a organização global, Two Sides, presente em cinco continentes e formada por membros das indústrias de celulose, papel e comunicação impressa, promove desde 2008 a produção e o uso responsável da impressão e do papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desse recurso. Conforme o presidente do Projeto TwoSides no Brasil, Fábio Arruda Mortara, a data de hoje deve ser um momento de comemoração, mas também de esclarecimento.

“O papel por ser proveniente de florestas certificadas e gerenciadas de forma sustentável, é um meio de comunicação excepcionalmente poderoso, de fonte renovável, reciclável e biodegradável. O dia mundial da impressão celebra a importância de um veículo sustentável e e ainda traz cultura, informação e lazer. E é essa celebração que fazemos, como um meio de comunicação eficaz e confiável, com diversas referências em inúmeros sites e mídias digitais que optam ainda pelo impresso”, informa Fábio que ainda faz questão de lembrar.

“Uma pesquisa feita recentemente por nossa organização constatou que muitas pessoas ainda preferem a comunicação impressa. Estudos também comprovam que ela tem uma atenção e retenção melhor da informação, dizer que a comunicação impressa está decaindo é uma inverdade”, esclarece Fábio Arruda.

Amor pela impressão que corre nas veias

Marilene Canuto, diretora comercial da Jorgraf, atua no meio gráfico a cerca de 40 anos, tanto na gráfica plana quanto na rotativa. Ela reafirma a importância para os dias de hoje da comunicação impressa e declara ainda, todo o seu amor a esse meio. “A impressão é o penúltimo serviço a ser executado na indústria gráfica que, através do profissional capacitado que coloca toda a sua experiência para tornar o impresso um produto com qualidade e fidelidade, alcança o que foi proposto pelo cliente/agência. A qualidade do papel e da tinta a serem usados é fundamental para o produto final. Sou gráfica, já fui diretora industrial e tenho conhecimento de impressão e do valor do profissional que, com muito amor e dedicação, imprime o que lhe é proposto”, informa Marilene que ainda ratifica.

“Quem trabalha nesse setor sabe que conhecer as tendências do mercado gráfico é a base de um bom desempenho. Ajudando assim na orientação e decisões de negócios, criando estratégias e inovando as operações. Amo a comunicação gráfica, não me vejo atuando em outro seguimento. Costumo dizer que a tinta na verdade é o sangue que corre em minhas veias”, informa Marilene.

Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

MAIS NO TH