Cidades

21 de outubro de 2019 08:55

Moradores do Antares destacam valorização e qualidade de vida após obra

Pavimentação de sete ruas, a iluminação em LED e o novo acesso são um divisor de águas

↑ Loteamento Serraria II recebeu pavimentação e iluminação em LED (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

Cícero Santos é testemunha do crescimento do Loteamento Serraria II, no bairro Antares, na parte alta de Maceió. Uma rua sem pavimentação e poucas casas ganhou novas formas, moradores e virou uma comunidade, no entanto, o loteamento ainda era carente de infraestrutura. Passados 20 anos do desafio de conviver com poeira, lama e sem acessibilidade, o comerciante agora comemora a pavimentação e a nova iluminação no local. “Sou morador da Rua Santa Quitéria e posso dizer que estamos felizes e gratos pelo trabalho executado pela Prefeitura. Deixei de estudar por causa da dificuldade que era ir até a escola, mas agora vou voltar aos estudos”, afirmou Cícero.

A pavimentação de sete ruas, a iluminação em LED e o novo acesso são um divisor de águas na vida dos moradores. Agora a movimentação nas ruas é constante. As crianças se divertem com patinete, bicicleta e pelada com a turma reunida. Já os adultos acompanham as cenas e aproveitam a tranquilidade para colocar o assunto em dia na calçada. A mudança na vida dos moradores foi possível após os serviços realizados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

Crianças brincam em rua pavimentada no Loteamento Serraria II (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

O pedreiro José Sampaio dos Santos mora há 11 anos na Rua Santa Quitéria e recorda que a situação era difícil antes dos serviços da Prefeitura. “Antigamente aqui era um local pequeno, humilde e durante a chuva tinha muita lama, além da poeira nos dias de sol. Não entrava carro, nem moto e tínhamos muita dificuldade. A comunidade cresceu, estamos satisfeitos com os trabalhos que a Prefeitura realizou e somos gratos pelo apoio necessário para vivermos bem por aqui”, descreveu Sampaio.

“Hoje nós vivemos com dignidade”. É assim que a moradora Rosineide da Silva expressa o sentimento por ver as melhorias na comunidade. Ela fala ainda da segurança que os serviços proporcionaram: “Ninguém precisa andar com medo, porque agora temos iluminação de qualidade, as crianças podem brincar e isso é muito bom para nossa comunidade”, disse.

VALORIZAÇÃO

Quem chega ao Loteamento Serraria II constata várias obras nas residências. As reformas fazem parte de um momento de valorização do local, segundo a líder comunitária, Tina Lis, oportunizada pelos serviços da Prefeitura.

“As obras da Prefeitura nos trouxe um sentimento de orgulho por viver no conjunto. O trabalho valorizou o nosso lugar, tanto é que as casas tinham um preço e hoje têm outro melhor. Hoje os moradores sentem o prazer de sentar nas calçadas e, graças ao olhar sensível da Prefeitura, as pessoas sentem orgulho de dizer que moram no Serraria II”, pontuou Tina.

O prefeito Rui Palmeira esteve na comunidade para conferir de perto o resultado dos trabalhos e ressalta a relevância dos serviços. “É mais uma obra importante entregue na parte alta da cidade. A comunidade ficava muito isolada, então fizemos o acesso, pavimentamos as sete ruas e iluminamos com LED. Hoje a população tem outra qualidade de vida”, frisou o gestor.

Para os 7.500 metros quadrados de ruas pavimentadas, foi utilizado asfalto fresado, que é raspado de outras vias e reaproveitado como base para novas pavimentações. A reutilização do material é considerada sustentável e gera economia de recurso para o Município.

NOVA MACEIÓ

A Prefeitura de Maceió está com obras em várias regiões da capital para ampliar a cobertura de pavimentação asfáltica e saneamento. Os serviços de infraestrutura vão contemplar mais de 400 ruas da cidade e fazem parte do Programa Nova Maceió. Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf e Governo Federal, além de recursos próprios do Município.

Fonte: Secom/Maceió

Comentários

MAIS NO TH