Cidades

20 de outubro de 2019 12:58

Nadadora mirim é destaque em Campeonato Alagoano de Verão 2019

A pequena ganhou em cinco provas e já possui mais de 120 medalhas conquistadas em competições locais e regionais

↑ Nadadora mirim, Thaynara Lago, venceu em cinco categorias. Foto: Arquivo pessoal

A atleta Thaynara Lago dos Santos, de 10 anos, também conhecida como Baby Shark, saiu na frente mais uma vez, ganhando em cinco provas, no Campeonato Alagoano de Verão 2019, realizado na piscina do Sesi Cambona, na manhã deste sábado (19), em Maceió.

A nadadora mirim foi campeã nas provas: 100m Livre; 50m Livre; 50m Costas; 50m Peito; 50m Borboleta e foi vice-campeã na prova de 400m Livre, com 5’34 segundos, tornando-se número 1º no ranking brasileiro.

Todo orgulhoso, o pai da atleta, José Elenilton, diz sentir-se com dever cumprido, em mais uma vez acompanhar a vitória da filha. “Sinto enorme orgulho e meu sentimento é de dever cumprido. Thaynara é dedicada e foca no que quer. Ela tem o objetivo de chegar nas olimpíadas e busca isso constantemente. Quero ajuda-la cada dia mais e um dia vê-la fazer parte da seleção brasileira e representar nosso país”, afirma o pai da atleta.

Thaynara, que iniciou na natação com apenas três anos por incentivo do pai, pegou gosto pelo esporte e não parou mais. Começou nas competições pelo Campeonato Alagoano em 2015, e desde então, nunca perdeu prova. Já representou Alagoas nos estados da Bahia, Natal, Sergipe e Paraíba e em todos os campeonatos subiu ao pódio ficando entre as três primeiras colocações. Atualmente, a nadadora mirim possui 128 medalhas conquistadas em campeonatos alagoanos e regionais.

Ainda este ano, a nadadora ficou no ranking dos 200 metros livres de piscina curta, (25m) com 2’43″ aqui no estado, no Campeonato Alagoano de Abertura e também no ranking de piscina longa (50m) com 2’37″, em Natal, no Campeonato Kako Caminha de Natação.

Falta de Incentivo

Um fator que se torna comum, em meio aos atletas, é a falta de incentivo, tanto de empresas privadas quando do Estado. Para o pai da nadadora, os políticos ainda precisam evoluir nesse quesito e ter em mente que ajudar o atleta a crescer, é colaborar com o desenvolvimento do estado.

“Preciso agradecer o apoio dos professores e do Colégio Intensivo, onde minha filha estuda e treina. Com certeza a força que a comunidade escolar dá a minha filha é essencial para chegar a esses resultados, também quero agradecer ao técnico Iuri Victor Mota pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo com a Thaynara. Mas fico indignado com a falta de apoio do governo. Acompanho e banco minha filha desde o início e sempre que fui à busca de patrocínio bateram com a porta na minha cara. Mesmo vendo na minha filha um futuro promissor, para levar o nome de Alagoas, o estado nunca se interessou. Se não fosse meus amigos que me ajudam com os gastos eu não conseguiria arcar com tudo sozinho”, afirma o pai da atleta mirim.

Devido às ótimas colocações, a pequena Thaynara encontra-se no ranking da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que podem ser conferidos no www.cbdaweb.org.br.

Fonte: Tribuna Hoje / Daniele Soares

Comentários

MAIS NO TH