Cidades

19 de outubro de 2019 16:58

Maceió Rosa movimenta Parque do Horto no combate ao câncer de mama

Aula de pilates foi ministrada pela equipe da clínica Conexão Fisio

↑ Ação também realizou entrega de mudas - Foto: Secom Maceió

Ter o contato com a natureza, relaxar a mente, se conscientizar sobre os cuidados com o corpo e ser multiplicador da mensagem de que é preciso prevenir o câncer de mama. Essa foi a experiência vivida por quem participou das ações da campanha Maceió Rosa, neste sábado (19), no Parque do Horto, no Farol. Aulas de yoga, pilates, serviços de saúde e palestra sobre alimentação saudável marcaram a programação do evento.

Acompanhada do marido Xavier e do sobrinho Gustavo, a professora Ana Maria Jucá, 59, achou o local propício para a oferta de serviços e ações. “Viemos fazer um piquenique com o nosso sobrinho que está aniversariando e aproveitamos para ser atendidos nos serviços oferecidos, como teste rápido, aferição de pressão, e ouvimos a palestra sobre o câncer de mama, porque é muito importante que nós estejamos atentas. Quero colocar em prática tudo que aprendi”, detalhou a moradora da Serraria.

Ana Maria não quis sair do local de mãos vazias. Ela foi até o estande das instituições Casa Rosa e Grupo Mama Renascer, parcerias da campanha, e adquiriu a camisa para ajudar os trabalhos desenvolvidos com as pacientes e também divulgar o alerta preventivo. “Quero fazer a propaganda por onde passar e lembrar as mulheres que é preciso se prevenir”, disse empolgada a professora.

Entre as atividades, a aula de pilates foi a preferida de Patrícia Guimarães, que estava acompanhada da família. “Fiquei muito interessada quando soube dos exercícios e do encontro com a natureza. Gosto muito da prática de pilates e quando ela está junto do Parque é ideal, porque a gente ficar ao ar livre. Trouxe a família para respirar fundo e praticar exercícios físicos e mentais”, contou a professora. “Estou sempre participando dos outros eventos do Maceió Rosa, pois é extremamente importante para a mulher falar de prevenção”, comentou.

A aula de pilates foi ministrada pela equipe da clínica Conexão Fisio. A fisioterapeuta Lays Ferrari explica que a atividade beneficia o corpo e a mente, o que ajuda na prevenção de doenças como o câncer de mama: “A prática do pilates é bem dinâmica, promove a qualidade de vida e todo mundo pode participar. Trabalhamos a prevenção com o corpo e a mente através da prática dinâmica e interativa”.

Outro assunto que não pode ficar de fora quando o assunto é prevenção ao câncer é a alimentação saudável. Os participantes conversaram com a nutricionista Moema Ferro, que tirou dúvidas sobre métodos naturais para o consumo. “Alimentação é um dos principais pilares na prevenção contra o câncer e outras doenças. Então batemos um papo sobre como tornar a alimentação mais natural, uma prática comum. Cada um vai sair daqui com informação e vai ser divulgador para que mais pessoas adotem práticas saudáveis, e que assim menos pessoas adoeçam”, informou  a especialista em nutrição funcional e esportiva.

A programação do Maceió Rosa no Parque do Horto foi elaborada pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) para que as mulheres e familiares busquem intensificar o cuidado na prevenção do câncer de mama, que é a doença que mais acomete as mulheres no Brasil. O superintendente Gustavo Acioli Torres reforça que o Parque Municipal, em Bebedouro, também vai receber as ações. “Os finais de semana nos parques são movimentados e resolvemos levar as ações aos dois locais para reforçar esse alerta e também promover o estímulo à prática de atividades saudáveis ao corpo e à mente”, explicou o gestor.

A aula de yoga foi ministrada pela canadense Riki Klein. A programação também ofereceu trilha guiada pela unidade de conservação, doação de mudas, pintura facial para crianças e aferição de pressão, teste de glicemia e orientação sobre auto-exame da mama ofertados pela Unit.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH