Cidades

4 de outubro de 2019 13:09

Rui Palmeira entrega quadra poliesportiva no bairro Santa Lúcia

Além de servir para práticas esportivas e eventos culturais, a quadra poliesportiva atenderá comunidade escolar

↑ Quadra poliesportiva da escola Donizete Calheiros. Imagem: Sandro Nunes

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, entregou na manhã desta sexta-feira (04), a quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Donizetti Calheiros, no bairro Santa Lúcia. Durante a solenidade, secretários, autoridades e a comunidade em geral prestigiaram a cerimônia oficial de reinauguração.

Revitalizado, o espaço também será utilizado para eventos culturais organizados pelos alunos e professores da unidade de ensino, reunião de pais e apresentações de projetos. De acordo com Rui,  além da revitalização da quadra, a escola também passou por reforma com recursos próprios. “A Escola Donizete Calheiros atende a uma área muito carente entre Aeroclube e Santa Lúcia e fazia tempo que necessitava de uma quadra poliesportiva. Hoje conseguimos entregar esse equipamento tão importante que, além de servir à escola, também servirá à comunidade do entorno, que não tem muita opção para a prática do esporte e lazer. E o que a gente espera é que consigamos auxiliar, sobre tudo, os professores no desenvolvimento dos seus alunos. Estamos muito felizes, pois, além da quadra, a escola também foi reformada com recursos próprios. Um investimento em cerca de R$500 mil que muito nos orgulha”, afirmou Rui.

Autoridades na entrega da quadra poliesportiva da escola Donizete Calheiros. Imagem: Sandro Nunes.

Antes da revitalização, a quadra não era utilizada devidamente de acordo com a necessidade dos alunos, pois, o fato de não ser coberta afetava diretamente as aulas de educação física devido ao tempo. Conforme a diretora Cristina Tenório, com o espaço coberto as crianças não sofrerão com essa ocorrência comum à nossa região. “As crianças em dias de sol e dias de chuva não podiam se exercitar, mas agora não teremos mais este problema. Sem falar que a comunidade escolar também terá a oportunidade de utilizar a quadra de uma forma mais acolhedora e aconchegante. Foi uma nova construção, nós estamos muito satisfeitos,” explicou a diretora.

Com a nova quadra, a felicidade das crianças é em dobro e a tranquilidade dos pais também. Isso é o que afirma Carla Conceição, mãe de Guilherme que está no 5º ano. “Agora meu filho e as outras crianças vão brincar e se divertir com mais qualidade e aconchego. Antes eu me preocupava porque o sol fazia com que eles ficassem com dor de cabeça. Agora a estrutura ficou muito melhor e completa. Eu como mãe me sinto grata e feliz por esse ganho,” afirma.

Segundo Lucas Cordeiro, engenheiro da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e responsável pela fiscalização da obra. O que difere a quadra antiga da nova não é apenas sua cobertura. “A nova quadra poliesportiva é demarcada para algumas práticas esportivas que antes não eram possíveis, como jogos de basquete, tênis, vôlei, futsal entre outros, além de vestiário com uma área comum de convívio”, explica.

Educação Complementar

A secretária de educação do município, Ana Dayse Dorea, que também esteve na entrega da reforma enfatizou a necessidade de espaços como estes nas escolas para a educação complementar extracurricular, e garantiu que mais quadras poliesportivas serão entregues ainda este ano. “A educação não é feita só na sala de aula, educar uma criança é acompanhar também, o seu desenvolvimento, crescimento e formação para a cidadania. E para isso não basta apenas a formação inicial, porém, a educação complementar, que oportuniza outras atividades na escola. A quadra é um espaço não só de esporte, mas de cultura e de arte, então é necessário que exista essa ambiência nas escolas com uma infraestrutura de qualidade. Esse ano foram previstas no nosso orçamento dez escolas revitalizadas, essa é a quinta que entregamos. Até dezembro entregaremos mais cinco escolas reformadas e com quadras poliesportivas completas para atender nossas crianças, bem como a comunidade escolar,” conclui Ana Dayse.

 

Fonte: Tribuna Hoje / Daniele Soares

Comentários

MAIS NO TH