Cidades

22 de setembro de 2019 15:53

Prefeitura intensifica organização do Maceió Rosa

Campanha será lançada oficialmente no dia 1º de outubro, às 8h, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde

↑ Assinatura do termo de cooperação para Maceió Rosa - Foto: Secom

Em outubro, Maceió se veste de rosa para as ações da campanha de intensificação do cuidado com a saúde da mulher, mas a mobilização da Prefeitura teve início ainda no primeiro semestre. Criado em 2014, o Maceió Rosa faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa e é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.

De acordo com a primeira dama e coordenadora do Maceió Rosa, Tatiana Palmeira, o objetivo este ano é ampliar a campanha. “Nós estamos trabalhando desde o mês de abril, montando a programação e trazendo novas ideias para ampliar nossas ações. Essa é uma campanha institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a SMS, mas vai envolver todas as outras secretarias e a sociedade civil, porque acreditamos no engajamento para trazer o maior número de serviços e informações sobre prevenção a este tipo de câncer”, comentou.

A campanha será lançada oficialmente no dia 1º de outubro, às 8h, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento contará com a presença das servidoras da sede, representante das unidades e da primeira dama, Tatiana Palmeira. Na programação, haverá a abertura oficial, apresentação cultural e roda de conversa com servidoras que já tiveram câncer de mama, entre outras atividades.

A Prefeitura abriu inscrições, até 27 de setembro, para que profissionais das unidades de saúde exponham experiências exitosas na área de saúde da mulher. As inscrições já podem ser feitas no site. Os trabalhos inscritos serão apresentados em forma de banner ou pôster, que ficarão expostos no pátio da sede da SMS durante a abertura oficial da campanha.

Para identificar a situação das servidoras com relação à saúde, a Prefeitura também lançou uma enquete em seu site para saber se essas mulheres estão em dia com exames preventivos de colo do útero e mama. O questionário pode ser respondido pelas servidoras municipais, basta acessar com o CPF.

“Esse levantamento tem a intenção de trazer um olhar diferenciado para nossas servidoras, porque a gente tá cuidando muito de uma população, mas é importante saber se elas estão se cuidando”, destaca Verônica Brandão, coordenadora de Saúde da Mulher. A partir dos dados coletados, a SMS poderá desenvolver ações com servidoras que estão com exames desatualizados.

Em agosto, a Prefeitura lançou uma Chamada Pública para Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que tenham no estatuto social a definição de desenvolvimento de ações em prol das mulheres vítimas do câncer de mama, promovam atividades educativas de prevenção à doença e queiram participar da campanha.

Nesta semana, o Município assinou o termo de cooperação com a Casa Rosa e a Ong Renascer, OSCs selecionadas por meio da Chamada Pública.

Representantes do Executivo Municipal também se reuniram com instituições da sociedade civil que são parceiras da campanha. Marina Toledo, assessora especial de Políticas Públicas de Maceió, falou sobre a importância da ação. “A reunião teve o objetivo de apresentar a campanha para as instituições apoiadoras, que vão entrar conosco para formalizar uma campanha grande e levar serviços para a comunidade. Convidamos as instituições acadêmicas, todos os hospitais, algumas clínicas que fazem tratamento de pessoas com câncer. E outras instituições como Sebrae e Senac, além de alguns planos de saúde”, detalhou.

Ruth Trindade também esteve no encontro. Ela teve câncer de mama e, hoje, faz parte da equipe de remo Lisa Flor. “O objetivo da nossa equipe é a prevenção do linfedema em mulheres mastectomizadas. A equipe é toda formada por mulheres que tiveram câncer de mama”, explicou. A equipe fará parte da programação oficial da campanha com o evento Outubro Rosa no Mar, no dia 13 de outubro. Será um dia de encontro e atividades no mar para mulheres.

“A programação completa está sendo finalizada, mas eventos tradicionais da campanha serão mantidos, como a feira de serviços, a Corrida e Caminhada Rosa e o bate papo Saia Arrochada. Estamos empenhados para fazer desse Maceió Rosa mais uma edição marcante e, ao final da mobilização, contabilizarmos centenas de atendimentos a mulheres maceioenses, além do impontante trabalho de conscientização”, frisou Tatiana Palmeira.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH