Cidades

19 de setembro de 2019 11:35

Lançada primeira edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo sobre mobilidade urbana em Maceió

Serão distribuídos R$ 42 mil em prêmios e troféus do primeiro ao terceiro colocado em cada uma das sete categorias

↑ Presidente do Sinturb, Guilherme Borges (Foto: Edilson Omena)

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) reuniu a imprensa alagoana na manhã desta quinta-feira (19) para lançar a primeira edição do Prêmio Sinturb de Jornalismo. Serão distribuídos R$ 42 mil em prêmios para as melhores reportagens e troféus para 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria.

O evento aconteceu durante um café da manhã no restaurante Bodega do Sertão. A assessoria do Sinturb, Nathália Lopes, explicou que o tema dos trabalhos deve ser o “Transporte coletivo: soluções e riscos de não utilizá-los” e serão sete categorias premiadas:

  • Radiojornalismo
  • Videorreportagem (TV e Web)
  • Texto (Impresso e Web)
  • Reportagem cinematográfica (TV e Web)
  • Fotojornalismo
  • Estudante
  • Prêmio especial: “Transporte clandestino é ilegal, é inseguro”

Nathália Lopes, assessora de imprensa do Sinturb (Foto: Edilson Omena)

Podem concorrer reportagens publicadas entre o dia 1º de março de 2019 a 27 de maio de 2020. A festa de premiação acontece no dia 30 de abril de 2020.

“Mesmo com todas as dificuldades que a empresas de transporte urbano vêm enfrentando em Maceió, perdendo em média um milhão de passageiros por mês nos últimos quatro anos, achamos importante valorizar o jornalismo e deixar a população cada vez mais informada sobre o tema”, disse o presidente do Sinturb, Guilherme Borges.

O Superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Antônio Moura, disse que o órgão faz parte de toda a dinâmica do transporte urbano de Maceió e espera que em abril do próximo ano a população tenha lido, ouvido e assistido uma gama de reportagens sobre o tema. “O jornalismo é importante para que os maceioenses entendam o que acontece dentro do setor de transporte coletivo”, opinou.

Superintendente da SMTT, Antônio Moura (Foto: Edilson Omena)

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Izaías Barbosa, o tema já é bastante abordado pelos jornalistas alagoanos, mas o prêmio deve estimular ainda mais na apuração de notícias relacionadas ao setor. “Nosso trabalho é informar independente de ser premiado por isso, mas quando temos o nosso trabalho valorizado, isso nos impulsiona ainda mais a falar sobre o assunto”, afirmou.

Izaías Barbosa, presidente do Sindjornal (Foto: Edilson Omena)

Nathália Lopes explicou ainda que os jornalistas que podem concorrer ao prêmio devem ser sindicalizados, alagoanos, com conteúdo veiculado em veículos de comunicação do estado. As inscrições já podem ser realizadas no site: premiojornalismo.sinturb.com.br .

Fonte: Thayanne Magalhães

Comentários

MAIS NO TH