Interior

18 de setembro de 2019 09:20

Prefeito de Penedo destaca potencial turístico do município

Marcius Beltrão fala das melhorias no Centro Histórico, calendário cultural e gastronomia como atrativos

↑ Marcius Beltrão cita recuperação do Teatro Sete de Setembro e da Igreja de São Gonçalo Garcia, além da revitalização do Centro Histórico como investimentos recentes (Foto: Sandro Lima)

O programa TH Entrevista da TV Web do portal Tribuna Hoje recebeu esta semana o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT). O gestor destacou os investimentos feitos em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Centro Histórico do município do Baixo São Francisco como alguns dos atrativos para os turistas que vistam a cidade, conhecida pela arquitetura de seus casarões.

“Penedo é uma cidade histórica, praticamente palco do descobrimento do Brasil, do Brasil Império, da invasão holandesa, tem uma arquitetura extremamente ímpar no nosso país e acima de tudo o Rio São Francisco que beija as margens da nossa cidade. Penedo nos últimos anos tem tido um investimento muito alto principalmente no Centro Histórico da cidade, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Diversas obras já foram realizadas, a recuperação do Teatro Sete de Setembro, a Igreja de São Gonçalo Garcia, a revitalização do Centro Histórico da cidade”, afirmou e divulgou que o antigo Cine São Francisco está em obras para se tornar um centro de eventos e convenções.

GASTRONOMIA

Penedo também se destaca pela gastronomia. O prefeito relatou que o jacaré é considerado o “bacalhau penedense. “É um prato delicioso que você não pode deixar de comer“, disse.

TURISMO

Além do turismo histórico, Marcius destaca que Penedo tem investido no turismo de diversão. “Construímos uma marina pública, onde lá haverá de ter diversos jet-skis, lanchas e inclusive tem vários operadores de turismo já no município operando com passeios de catamarã. Já está sendo organizado um receptivo para facilitar a vida do turista. A prefeitura está disponibilizando nas fachadas dos prédios mais antigos um dispositivo com QR Code, onde as pessoas poderão usar seu smartphone e saber da história do determinado prédio. Estão operando a CVC, a Luck Receptivo em parceria com a Azul Viagens e agências de viagem locais, o que faz com que isso tenha possibilidade de explorar ainda mais o destino”, pontua o prefeito da cidade ribeirinha.

“Todo Centro Histórico vai receber saneamento básico”

 

O prefeito Marcius Beltrão também citou uma obra que está prestes a começar no município. Segundo ele, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Penedo é a única licenciada para operação no interior de Alagoas.

“Nós estamos agora para executar uma obra para fazer a ligação integral de todo o Centro Histórico, toda essa região vai estar com saneamento básico. O esgotamento sanitário, apesar de que muitos políticos não gostam de fazer porque causa transtorno à população e fica enterrado, na minha concepção, é uma das obras mais importantes que o gestor pode fazer porque você economiza na aplicação de recursos da saúde. Então Penedo vai ter todo o Centro Histórico saneado”, ressaltou o gestor.

CARLINHOS MAIA

Marcius também falou sobre um dos filhos de Penedo com mais espaço na mídia recentemente, o influencer Carlinhos Maia. “O Carlinhos é penedense de nascimento e tá fazendo uma história muito bonita junto com a cidade para o país todo. É um dos maiores digital influencers do nosso país. A gente fica muito orgulhoso. É uma pessoa que divulga a cidade fora das nossas fronteiras geográficas e isso faz com que a cada dia que passe haja um fluxo maior de turistas para conhecer o Carlinhos e conhecer a cidade de Penedo, onde o Carlinhos vive. Então é muito importante essa integração”,  destacou o prefeito.

CULTURA

Marcius encerrou a entrevista falando sobre cultura. “Penedo tem um calendário cultural imenso. Em agosto fizemos o festival gastronômico, em setembro é o festival de teatro. Em outubro, vamos fazer o festival de música internacional. Em novembro, o festival de cinema e em dezembro o Penedo Luz, quando nós decoramos todas as fachadas dos prédios históricos, fica belíssimo. Na virada do ano, na primeira semana, estamos realizando o segundo Penedo Náutico e na semana subsequente a realização do maior evento popular no Norte-Nordeste do Brasil que é o Bom Jesus dos Navegantes. Então, você que não conhece Penedo, vale a pena marcar sua presença lá.”

 

Assista à íntegra da entrevista:

 

Fonte: Tribuna Independente / Bruno Martins

Comentários

MAIS NO TH