Cidades

18 de setembro de 2019 15:35

Pestalozzi de Maceió e APAE realizam o primeiro curso de Equoterapia em Maceió

Capacitação está sendo ministrada por profissionais da Associação Nacional de Equoterapia

↑ Curso de Equoterapia (Foto: Assessoria)

Maceió é sede do primeiro curso de Equoterapia realizado pela Associação Pestalozzi de Maceió e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. A capacitação está sendo ministrada por profissionais da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE, responsável pela regulamentação dos profissionais no Brasil.

O curso acontece de 16 a 20 de setembro, das 8 às 18h, na unidade de saúde Judith Barreto do Amaral, localizada na Avenida Jorge Montenegro, no bairro de Santa Amélia e tem como público alvo profissionais de nível superior completo, em especial os da área de saúde e educação.

Para a supervisora técnica da unidade, Valéria Santos o curso é uma oportunidade para os profissionais de Alagoas, tendo em vista que hoje a Equoterapia está reconhecida por lei como um método de reabilitação. “Todos os profissionais que trabalham ou desejam iniciar na área, devem ser regulamentados pela ANDE”, explica.

No dia 14 de maio de 2019, a reabilitação por meio da Equoterapia foi regulamentada pela Lei 13.830/19, que determina a prática de utilização do cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

De acordo com a lei, a Equoterapia deve ser exercida por uma equipe multiprofissional, integrada por médico, médico veterinário e profissionais como: fisioterapeuta, psicólogo e equitador. Outros profissionais, como: pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física também poderão integrar a equipe, desde que possuam o curso específico da Equoterapia.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH