Cidades

20 de julho de 2019 07:58

Alagoas espera verba para ampliar trens urbanos

Ministério anuncia R$ 1 bilhão em programa, mas não informa quais estados serão contemplados com recurso

↑ Projeto é construir estação e expandir linha férrea até bairro da Mangabeiras onde há um shopping (Foto: Adailson Calheiros)

Na sexta-feira, 28 de junho, Gustavo Canuto, ministro do Desenvolvimento Regional, anunciou o Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros sobre Trilhos (Retrem). De acordo com o ministro, R$ 1 bilhão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será disponibilizado para financiar a compra ou reforma de composições para transporte sobre trilhos pelo Poder Público ou setor privado. O crédito também poderá ser usado para melhoria dos sistemas, como a aquisição de tecnologia de monitoramento e comunicação.

Mas, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Alagoas (CBTU/AL), não tem confirmação se terá direito a uma parte desse dinheiro. “A CBTU em Alagoas não tem conhecimento desse dinheiro ou tampouco se terá acesso. Se ocorrer, isto será tratado pela CBTU nacional”.

A reportagem tentou contato com a CBTU no Rio de Janeiro, mas não obteve retorno. Também foram feitas tentativas de contato com o Ministério do Desenvolvimento, No entanto, até o fechamento da edição não houve respostas.

Caso o dinheiro chegue até a unidade no Estado, poderá ser usado no projeto de expansão da linha até o Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras. Único projeto em andamento da unidade. Projeto esse que ainda não tem previsão de ser iniciado e nem tampouco foi divulgado qual o valor que deverá ser empregado.

“O novo trecho até o Shopping Maceió ainda está em estudo de viabilidade. Sua licitação somente irá acontecer após a liberação de todo o trecho, que deverá ser feita pela Administração Central no Rio de Janeiro. Não se tem prazo para o início das obras e nem os custos para elas. São cálculos feitos pela CBTU nacional”.

O diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Alagoas (Sinfeal), Luciano Gama de Lira, disse que este projeto de extensão já é de conhecimento público e da entidade e que está mesmo em andamento. “Ele está em fase de estudo de desapropriação da região onde o trilho deverá passar”, conta.

Ainda de acordo com Gama, está sendo inaugurada nos próximos dias a estação de Utinga que faz parte da extensão do projeto que revitalizou estações no centro, por exemplo, e construiu a estação do Jaraguá. “Este ano, com todas essas mudanças, inclusive de governo federal, acredito que conseguiremos fazer só essa inauguração”.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

Comentários

MAIS NO TH