Cidades

14 de julho de 2019 19:23

Projeto vai promover oficinas de capoeira em escolas de Maceió

Solenidade será no Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca, na terça-feira (16), a partir das 8h30

↑ Saurê Palmares 2018 (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

Após o lançamento do Edital do Audiovisual – Maceió 2019, nesta quinta-feira (11), a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), lança nesta terça-feira (16) o projeto Ginga Capoeira. A solenidade será no Corredor Vera Arruda, localizado no bairro da Jatiúca, à partir das 8h30.

A iniciativa, realizada por meio de um convênio firmado com o Governo Federal, irá promover em oito escolas da Rede Municipal de Ensino oficinas de capoeira, uma das principais manifestações da cultura afro-brasileira.

De acordo com o diretor de Projetos e Convênios da Fundação, Igor Luz, as oficinas serão conduzidas por uma equipe composta por oito mestres de capoeira e oito monitores, sob a coordenação pedagógica de Mestre Claudio.

“Em cada escola teremos duas oficinas por turno com carga horária de 20 horas semanas, atendendo aproximadamente 400 alunos da Rede Municipal de Ensino. O projeto conta com um investimento de R$ 170 mil, através de emenda parlamentar do então deputado Ronaldo Lessa, e terá duração de oito meses”, disse.

“Além disso, o Ginga Capoeira é mais uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, fazendo com que a cultura seja inserida no contexto escolar. Todos os estudantes contemplados receberão kits de vestuário com corda, camisa e calça”, complementou o diretor.

Segundo o coordenador de Políticas Culturais da Fundação, Amaurício de Jesus, o projeto irá colaborar com a formação educacional dos alunos. “Ao promover oficinas de capoeira nas escolas, o projeto aproximará o aluno da cultura afro-brasileira, bem como da história dessa manifestação cultural, ou seja, a prática conduzirá os envolvidos em um processo formativo continuado em que os conhecimentos se unem aos movimentos”, destacou.

Além do Ginga Capoeira, o convênio firmado com o Governo Federal viabilizou a realização do Xangô Rezado Alto, em fevereiro deste ano, e irá viabilizar as próximas edições do Saurê Palmares e da Festa das Água, tradicionais eventos da cultura afro-brasileira de Maceió.

Fonte: Ascom FMAC / Texto: Robson Muller

Comentários

MAIS NO TH