Cidades

Mutirão fará coleta de pneus em borracharias de Maceió

Mais de 50 estabelecimentos devem ser visitados pelas equipes

Por Assessoria 07/06/2019 09h00
Mutirão fará coleta de pneus em borracharias de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (7) a prefeitura de Maceió vai realizar um mutirão de recolhimento de pneus que não servem mais em borracharias da capital. A ação conjunta faz parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

A ação é uma desenvolvida pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Mais de 50 estabelecimentos devem ser visitados pelas equipes. Após a coleta, todos os pneus serão encaminhados à Borracharia do Van, no bairro Chã da Jaqueira, que é o ponto licenciado em Maceió pela Reciclanip para a destinação adequada deste tipo de resíduo por meio da logística reversa.

O pneu é um resíduo especial que integra a logística reversa. Neste conceito, o comprador devolve o material utilizado para o local de venda ou para o fabricante que, por sua vez, realiza a destinação final correta.

Para que a coleta fosse programada, equipes de educação ambiental percorreram locais mapeados pela SMS, áreas onde normalmente são encontrados pneus em vias públicas e, por conta do risco de proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, necessitam de atenção maior.

Para mais informações sobre o descarte de resíduos especiais, como pneus, basta ligar para o telefone 0800 082 2600.