Cidades

6 de junho de 2019 19:58

Correios apresenta pacote de serviços Balcão do Cidadão à Seplag

Balcão do Cidadão está alinhado às políticas públicas e possibilita apoio em programas sociais

↑ Divulgação

Nesta quinta-feira, 6, os Correios apresentaram à Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag/AL) seu novo pacote de soluções que visa facilitar o acesso da população às iniciativas do governo: o Balcão do Cidadão. A novidade pretende ampliar a integração entre várias instituições e incentivar o desenvolvimento local através da oferta de serviços governamentais nas agências da estatal presentes em todos os municípios alagoanos.

O Balcão do Cidadão está alinhado às políticas públicas e possibilita apoio em programas sociais, além de prestar orientações gerais que melhorem a qualidade de vida e facilitem o acesso aos direitos dos cidadãos. O sistema de atendimento dos Correios já está pronto para essa nova demanda e apresenta grande facilidade de integração com as redes dos órgãos interessados em estabelecer parcerias.
“Esta nova iniciativa permite que mais pessoas tenham a possibilidade de alcançar diversos serviços públicos, por meio de canais interligados e com a opção de escolha pela conveniência do atendimento em nossas agências. Para o governo, o Balcão do Cidadão auxilia no aumento da abrangência das ações direcionadas à população, com redução de custos e fortalecimento dos valores constitucionais”, frisou o superintendente dos Correios em Alagoas, Edmilson Bezerra.

Além dos serviços já oferecidos pelos Correios – como a emissão de CPFs e certificados digitais, consultas ao SPC/Serasa, solicitações do seguro DPVAT e o pagamento de contas; o Balcão do Cidadão pode ofertar a expedição de diversos documentos, a exemplo de passaporte, RG e carteira de trabalho, atendimentos ligados ao INSS, realização de prova de vida, cadastro e recadastro de pescadores, entre outros.

As parcerias já estão em andamento com o Governo de Minas Gerais, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (emissão de RG), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Secretaria da Pesca, o Tribunal Superior Eleitoral, a Polícia Federal e a Telebrás.

“Acredito que esse serviço poderá ser de extrema utilidade e que a realização de uma parceria é algo que vai estar muito alinhado com o grande objetivo do governo estadual, que é estar presente e facilitar a vida do cidadão”, destacou Lúcia Canuto, secretária executiva de Gestão Interna da Seplag/AL.

Capilaridade

Através das parcerias firmadas com órgãos e instituições das esferas municipal, estadual e federal, o Balcão do Cidadão pretende atuar como representante do estado nos locais mais afastados, devido à enorme capilaridade da rede de atendimento dos Correios, que conta com mais de 12 mil agências espalhadas em todo país.

“Em muitas das cidades do interior, as prefeituras só funcionam até às 13h, e, como os Correios vão até às 16h, nós nos tornamos uma opção a mais para que a população possa resolver diversas situações e demandas diferentes em um só lugar”, enfatizou Edmilson Bezerra.

Novos encontros para divulgação do Balcão do Cidadão serão agendados com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Detran, Instituto de Identificação, INSS, Ministério do Trabalho, Casal, Equatorial Energia, Exército, Unimed, Polícia Federal, entre outros.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH