Cidades

26 de maio de 2019 16:17

Ações sobre “Maio Amarelo” marcam o domingo em Maceió

Rua Fechada e UPA do Trapiche receberam ações de conscientização

↑ Profissionais da UPA do Trapiche conversaram com a população para prevenir acidentes (Foto: Divulgação)

A campanha “maio amarelo”, de prevenção contra acidentes de trânsito está sendo realizada em vários pontos de Maceió. Neste domingo, duas ações em pontos distintos da cidade levaram informações e conscientização à população.

Sensibilizar e conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro e humanizado. Com esse objetivo as UPAS de Maceió, administradas pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC – desenvolveram atividades dentro do Movimento Mundial Maio Amarelo. A primeira atividade aconteceu nesse sábado na UPA Trapiche.

Colaboradores, estudantes de enfermagem e acadêmicos de medicina do Cesmac, que integram o Programa de Residência Acadêmica, foram as ruas conversar com motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, sobre a importância de atuação de cada um para um trânsito mais seguro. Com o slogan “Seja você a mudança no Trânsito”, a ação foi muito bem recebida pela população.

De forma lúdica, a atividade panfletou e simulou situações de socorro, discutiu casos clínicos e a importância da prevenção aos riscos causados pela imprudência nas vias. De acordo com Yasmyny Cahet, “a ideia é participar do diálogo social e colaborar com a conscientização das pessoas, sobre a importância da redução dos índices de acidente e racionalidade dos investimentos no tratamento das vítimas. Somente no mês de abril foram 492 atendimentos na ortopedia, muitos em consequência dos acidentes de trânsito”.

No próximo sábado, dia 31 de maio, a equipe realiza a atividade na UPA do Benedito Bentes. “Estamos esperando esse dia com muita ansiedade, revelou a Diretora Geral da UPA do Benedito Bentes, Rhaissa Paz. As atividades são desenvolvidas em parceria com os órgãos estaduais de trânsito e também a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“A gente vem realizando ações em alusão ao movimento mundial do Maio Amarelo, com palestras em escolas e empresas, além de blitzes nas ruas de Maceió, instruindo a população para ser multiplicadora da boa conduta no trânsito”, pontuou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande. “Essa parceria é importante para o desenvolvimento do conceito de prevenção e treina o acolhimento aos pacientes de forma humanizada”, disse Mariana Fragoso, Diretora Geral da UPA Trapiche.

Detran marcou ação para a Rua Fechada, na orla de Maceió

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da Operação Lei Seca, realizou uma ação educativa em alusão ao Maio Amarelo neste domingo (26), na Avenida Sílvio Viana, conhecida como Rua Fechada. A ação, que terve início a partir das 7h30, foi marcada por uma caminhada promovida pela Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na oportunidade, a equipe da operação estará presente para tirar dúvidas sobre o teste de alcoolemia e a durabilidade do álcool no organismo de forma lúdica, através de exemplos práticos com enxaguante bucal, bombom de licor, e cerveja sem álcool. Além disso, também haverá a entega de material educativo da campanha, como panfletos didáticos com dicas de trânsito e adesivos para carro.

A ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL) e Centros Especializados de Reabilitação (Cers).

Fonte: Tribuna Hoje / Com assessorias

Comentários

MAIS NO TH