Cidades

23 de maio de 2019 08:55

ICMBio deve regulamentar passeios nas piscinas naturais

Ecossistema de proteção vai de Ipioca, em Maceió,  até a praia de Calhetas, próximo ao porto de Suape, em Pernambuco

↑ Mais de 50 jangadeiros realizam passeios às quatro piscinas do município (Foto: Igor Couto/Cortesia)

As piscinas naturais de São Miguel dos Milagres enfim entraram na pauta de regulamentação para exploração turística por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais. O ecossistema de proteção vai de Ipioca, em Maceió,  até a praia de Calhetas, próximo ao porto de Suape, em Pernambuco.

Durante boa parte da manhã desta quarta-feira (22), uma audiência pública realizada na Câmara de vereadores reuniu a equipe técnica do ICMBio e da Capitania dos Portos, além de representantes da Secretaria Municipal de Turismo, da Associação Milagrense de Turismo Sustentável e dos jangadeiros.

Atualmente mais de 50 jangadeiros cadastrados em duas associações realizam os passeios as quatro piscinas naturais do município: a de Porto da Rua; a da praia do Toque, a mais disputada e mais famosa; a de São Miguel dos Milagres, que também entrou no roteiro turístico; e a do povoado Riacho, a menor das quatro piscinas.

Valendo-se da experiência do plano de manejo que vem sendo realizado com sucesso no Rio Tatuamunha com a observação do peixe-boi marinho, onde diariamente podem entrar somente 10 jangadas para um total de 70 pessoas, o ICMBio acatou o parecer técnico da Marinha, colocando em discussão a possibilidade de 35 jangadas entrarem nas áreas das quatro piscinas naturais por dia, levando de cinco a sete pessoas por jangada, no sistema de rodizio.

Essa possibilidade ainda será alvo de discussão para que a regulamentação seja definida de uma vez por todas. Na audiência ficou estabelecido ainda que os jangadeiros deverão passar por um curso de capacitação.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH