Cidades

14 de maio de 2019 10:37

Arapiraca receberá astrônomos do Nordeste

19º Encontro de Astronomia ocorrerá entre os dias 20 e 22 de junho

↑ Evento terá oficinas com instrumentos de observação celeste Fotos: José Edson Cavalcante (cortesia)

Cientistas, pesquisadores, estudantes e entusiastas da ciência que estuda o céu e os movimentos dos corpos celestes estarão reunidos, no próximo mês de junho, em Arapiraca, durante a realização do 19º Encontro de Astronomia do Nordeste.

O evento científico é uma iniciativa do Clube de Astronomia Eclipse de Arapiraca (ACE), com apoio do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), Liga Nordestina de Astronomia,  Observatório Astronômico Genival Leite Lima, Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Escola Estadual Senador Rui Palmeira e Planetário Municipal de Arapiraca, entre outras instituições.

Conforme revela o presidente do ACE, professor José Edson Cavalcante, o evento ocorrerá no período de 20 a 22 de junho, tendo como local de abertura o Planetário Municipal e Casa da Ciência, localizado no Lago Perucaba.

As palestras, oficinas, mesas-redondas, rodas de conversas, entre outras atividades, serão realizadas na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, no bairro Capiatã, em Arapiraca.

Dentre os palestrantes e cientistas convidados, o evento receberá o representante da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita; José Rodrigues de Medeiros, do Instituto Federal da Paraíba IFPB /APA e Associação Paraibana de Astronomia; Antônio Araújo Sobrinho, da Associação Norte-Riograndense de Astronomia, e David Duarte Cavalcante Pinto, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas.

Também estarão presentes no encontro científico, Kécia Maria da Silva, da  Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Jenivaldo Lisboa de Araújo, da Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA) e Jenner Barretto Bastos Filho, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

José Edson Cavalcante salienta que o 19º Encontro de Astronomia do Nordeste, que ocorrerá entre de 20 a 22 de junho, em Arapiraca, abordará questões acerca do primeiro impacto lunar registrado em vídeo; oficina com instrumentos astronômicos e suas aplicações, entre outros temas importantes para os pesquisadores e observadores do celestes.

Fonte: Tribuna Hoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH