Cidades

19 de abril de 2019 19:00

Grupo Técnico de Resgate Animal promove treinamento para profissionais atuarem

No local, será feita ainda a disponibilização de vacinas pelo Programa de Imunização do Município, garantindo a imunização dos profissionais participantes

↑ Bairro do Pinheiro sofre com aparecimento constante de rachaduras desde o início do ano passado (Foto: Edilson Omena)

O Grupo Técnico de Resgate Animal – grupo de trabalho formado pelas Comissões Técnicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL), que reúne Médicos-Veterinários e Zootecnistas nas ações voltadas para a população animal no bairro do Pinheiro – promove, no próximo domingo (21), um treinamento para os profissionais voluntários já cadastrados, para que possam atuar, em caso de desastre naquela região, com eficiência e agilidade.

O treinamento – que acontece no Parque da Pecuária, das 8h às 16h – será realizado para cerca de 30 profissionais. O objetivo é socializar as ações de bem-estar animal, saúde pública e meio ambiente previstas dentro do Plano de Contingência elaborado pelo GT e encaminhado à Defesa Civil Municipal. Além disso, as Comissões que integram o GT estarão empenhadas em padronizar os procedimentos que serão utilizados na assistência que será prestada aos animais, caso de concretizem as previsões de desastre naquele bairro.

“Fizemos a convocação dos voluntários que atenderam ao nosso chamamento para ajustar como serão feitos os procedimentos, de forma que estejamos preparados para qualquer eventualidade e tudo ocorra da melhor forma possível, caso a situação se agrave ainda mais”, afirma o médico-veterinário Rael Almeida, que integra a Comissão de Saúde Pública Veterinária do CRMV/AL.

A iniciativa, que conta com o apoio da diretoria do Regional, da Anclivepa/AL, da Ufal e da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), terá início com a explanação da equipe do GT de Resgate Animal, sobre o Plano de Contingência da População Animal. Depois disso, será feita a abordagem dos seguintes temas: “Manejo de Grandes Animais”, pelo zootecnista Isaac Ferreira; “Manejo de Animais Selvagens e Peçonhentos”, pelo médico-veterinário Isaac Albuquerque; “Eutanásia e Analgesia”, pelo médico-veterinário Pierre Escodro; e “Manejo e Deslocamento de Animais com Fratura”, pelo médico-veterinário Alexandre Cavalcante.

No local, será feita ainda a disponibilização de vacinas pelo Programa de Imunização do Município, garantindo a imunização dos profissionais participantes.

Toda a articulação do GT de Resgate Animal do CRMV/AL está sendo coordenada pelas Comissões Regionais de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA), de Saúde Pública Veterinária (CRSPV) e de Animais Silvestres e Meio Ambiente (CRASMA).

Comentários