Cidades

18 de abril de 2019 10:56

Plano de Contingência: mapa mostra pontos de apoio

No caso de evacuação, os moradores devem seguir para um dos cinco pontos de apoio definidos

↑ Mapa com os cinco pontos de apoio (Imagem: Governo do Estado)

Moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro podem consultar um mapa interativo, elaborado pelo Governo do Estado, com os cinco pontos de apoio incluídos no Plano de Contingência apresentado nessa quarta-feira (17) pela Defesa Civil de Maceió. O mapa traz ainda as áreas de análise realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o posto de comando do Plano, que ficará no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada. Veja o mapa.

O mapa é mais uma ferramenta de informação para os moradores dos três bairros incluídos no decreto de estado de calamidade pública, publicado pelo Município no dia 26 de março deste ano. O Plano de Contingência prevê que moradores das áreas críticas do Pinheiro (áreas vermelha, laranja e amarela) precisam deixar as residências caso as chuvas atinjam 30 milímetros em uma hora – volume classificado como chuva forte. Já as outras regiões, incluindo os bairros do Mutange e Bebedouro, foram classificadas como áreas de atenção e passarão a ser monitoradas pelos técnicos da Defesa Civil caso as chuvas atinjam o mesmo nível.

No caso de evacuação, os moradores devem seguir para um dos cinco pontos de apoio definidos no Plano. São eles: Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro; Ginásio de Esportes Tenente Madalena, no Bom Parto; Cepa, no Farol; sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), no Mutange; e Praça Joaquim Marques Luz, no Sanatório.

De lá, os moradores seguirão de ônibus para o Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, local definido como abrigo temporário. As rotas de acesso aos pontos de apoio já foram definidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e estão sendo informadas às famílias pelos líderes comunitários e integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).

Fonte: Secom/Maceió

Comentários