Cidades

16 de abril de 2019 14:42

Maceió terá abrigo provisório e novo plano de evacuação

Estrutura funcionará no Ginásio do Sesi e atenderá população de Bebedouro, Mutange e Pinheiro caso volume de chuva exceda 30mm

↑ Representantes da Defesa Civil e SMG apresentaram ontem alterações do Plano de Contingência ao MPE (Foto: Secom Maceió)

Um abrigo provisório será montado no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, para dar suporte, em caso de chuvas intensas, à população dos bairros de Bebedouro, Mutange e Pinheiro. A informação é da Prefeitura de Maceió, que garantiu a divulgação de um novo plano de evacuação para a região ainda esta semana.
Conforme a Prefeitura, o local servirá como apoio para a população e haverá oferta de serviços públicos. No entanto, o órgão não especificou quando a estrutura estará pronta ou a capacidade de público.

“Haverá um abrigo provisório: o Ginásio do Sesi, onde será montada uma estrutura de atendimento envolvendo vários órgãos municipais e estaduais de assistência à saúde, psicológica e social. O plano prevê a evacuação preventiva, ou seja, caso as chuvas atinjam o volume estabelecido pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) para as áreas afetadas, a população será orientada a se deslocar para locais seguros até que a chuva passe e os órgãos técnicos verifiquem as condições de estabilidade do terreno nas áreas evacuadas”, explicou a Prefeitura.

Os titulares da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, e da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Eduardo Canuto, estiveram reunidos ontem (15) com o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, para entregar o plano de contingência. A medida emergencial faz parte das recomendações elencadas no mês passado pelo Ministério Público Estadual (MPE) ao executivo municipal.

EVACUAÇÃO

Uma das orientações preventivas do Serviço Geológico do Brasil é de que com o volume de chuvas acima de 30mm a população da área atingida seja deslocada. O novo plano de evacuação prevê cinco pontos de encontro, que segundo a Prefeitura funcionarão como embarque em ônibus para o abrigo apenas em caso emergencial.

“A Prefeitura de Maceió, em conjunto com moradores das comunidades, definiu cinco pontos de encontro, que funcionarão como locais de embarque em ônibus que transportarão as pessoas ao Ginásio do Sesi, onde funcionará o abrigo provisório. Os pontos ficam na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro; ginásio de esportes Tenente Madalena, no Bom Parto; Cepa, no Farol; sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Alagoas (Sinteal), no Mutange; e Praça Joaquim Marques Luz, no Sanatório. Esses pontos funcionarão apenas como pontos de embarque, e não de abrigo. O abrigo, assim como toda a estrutura mobilizada no Plano de Evacuação, serão acionados se houver necessidade”, informou.

Em caso de chuva intensa, o trânsito também deverá ser modificado e um esquema especial será utilizado para dar sequência ao plano de contingência. As rotas de fuga estão sendo planejadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Não há informações sobre treinamentos à população.

A Prefeitura informou ainda que irá identificar as vias e começará a instalação de sinalização nos próximos dias.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Evellyn Pimentel

Comentários

MAIS NO TH