Cidades

4 de abril de 2019 18:27

Braskem e órgãos públicos assinam acordo para implantar medidas emergenciais no Pinheiro

Parceria inclui sistemas de drenagem, call center eletrônico e sensores pluviométricos

↑ Pinheiro (Foto: Adailson Calheiros)

A Braskem e quatro órgãos públicos assinaram um acordo de cooperação técnica para implementar uma série de medidas de contingências que beneficiarão o bairro do Pinheiro, em Maceió.

Além da Braskem, o documento foi assinado por representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL), Ministério Público Federal (MPF-AL), Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) e Município de Maceió.

O documento é o resultado de uma série de reuniões realizadas desde o início do ano entre Braskem e estes órgãos, dada a identificação feita pela empresa de ações emergenciais necessárias para minimizar os impactos no período chuvoso e o compartilhamento destas informações com tais órgãos. O conjunto de ações mitigadoras foi apresentado pela Braskem em audiência pública realizada no dia 21 de março, no Senado Federal.

AÇÕES MITIGADORAS

Por recomendação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), assim como identificado pelos técnicos contratados pela Braskem, o plano de trabalho inclui as seguintes ações: a instalação de um sistema de drenagem superficial provisório para minimizar os impactos do período chuvoso; monitoramento do deslocamento de massa por meio de GPS diferencial; a inspeção do duto central do sistema de drenagem fluvial do bairro com a utilização de robô; a recomposição das feições e reforço de terreno; a implantação de serviço especializado de call center eletrônico; a instalação de sensor pluviométrico e alarme sonoro.

“Todo esse trabalho em conjunto com os competentes órgãos públicos demonstra a disposição permanente da Braskem em contribuir como parte da solução para tranquilizar a população”, diz Alexandre de Castro, diretor de Negócios de Vinílicos.

As ações mitigadoras serão fiscalizadas e monitoradas pelo MPE, MPF, MPT. A Braskem se disponibilizou a contratar empresas comprovadamente habilitadas e especializadas para execução do plano de trabalho. O município de Maceió, por meio da Defesa Civil, apoiará a realização das atividades, mediante o acesso aos imóveis, ruas, avenidas e outros espaços, e também será responsável pelo recebimento, instalação, manipulação, guarda e manutenção dos equipamentos doados.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Fonte: Assessoria / Algo Mais

Comentários

MAIS NO TH