Cidades

Reunião fechada do MP sobre Pinheiro tem protesto e tumulto na porta

Mutange e Bebedouro não estão em área de evacuação, mas será feito plano de emergência

Por Emanuelle Vanderlei com Tribuna Hoje 29/03/2019 20h43
Reunião fechada do MP sobre Pinheiro tem protesto e tumulto na porta
Reprodução - Foto: Assessoria
A comoção em torno da situação do bairro do Pinheiro está mobilizando moradores em protestos cada vez mais frequentes. Se sentindo abandonados em meio a um desastre os moradores pedem respostas mais concretas das autoridades. Durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (29), entre MP, Defesa Civil, Prefeitura e representantes da população do Pinheiro, um grupo de moradores se aglomerou na porta com cartazes e se manifestou cobrando explicações e o nome dos culpados. “Que o culpado pague por todos danos causados tanto ao povo quanto ao meio ambiente”, dizia um dos cartazes. Com esperança de ver a situação revertida, alguns cartazes ressaltavam esperança na revitalização do bairro. “Eu torço pela revitalização do nosso bairro”.

Representantes da Defesa Civil, Prefeitura e MPE conversaram com lideranças do Pinheiro (Foto: Edilson Omena)

A reunião aconteceu a portas fechadas, sem autorização do acompanhamento da imprensa. Com os ânimos acalorados, o grupo foi contido pela Polícia Militar, que esteve no local e repreendeu as lideranças. Após o término da reunião, o promotor José Antônio Malta Marques, diretor do CAOP, relatou detalhes apresentados pelos técnicos. Ele reforçou que a crise está sendo chamada de “caso Pinheiro”, mas já se estende para outros bairro. “Reunião de hoje teve importância grande porque nós trouxemos todas as lideranças dos bairros envolvidos no caso que chamamos Pinheiro, mas envolve outros, já de conhecimento de todos (Mutange e Bebedouro)”. O procurador avalia que foi possível tirar todas as dúvidas das lideranças e chegar a um consenso. “Ao final concluímos que efetivamente as áreas vermelha laranja e amarela continuam do mesmo jeito, mas todas devem ser evacuadas, sem atropelo. Primeiro a vermelha, depois laranja, depois amarela” Sobre as informações que assustaram a população desde a audiência pública no Senado, no dia 21 de março, ele compreende que as informações ainda não são definitivas, é preciso aguardar o resultado final.

Moradores angustiados protestaram com cartazes e apitos (Foto: Edilson Omena)

No entanto,  Marques adianta que está sendo elaborado mais um plano de emergência com  rota de fuga e evacuação para Mutange, Bebedouro e encostas, e o do Pinheiro continua valendo como já foi apresentado. “Na verdade não estão em área de evacuação, estão em área de alerta para em caso de muita chuva. Não tem necessidade de desocupação no Mutange e Bebedouro” O movimento SOS Pinheiro discordou da definição apresentada na reunião sobre a área que deve ser evacuada. “Entendemos que a área de evacuação seria aquele arco que o dr. Thales Sampaio apresentou na audiência no Senado. Entretanto a defesa civil estadual e municipal disse que aquilo é apenas área de atenção, e a área de prioridade de desocupação permanece o polígono de áreas amarela laranja e vermelha. Lamentavelmente foi essa a definição principal da reunião”, disse Geraldo Vasconcelos.