Cidades

21 de março de 2019 00:00

Troféu da Arquidiocese de Maceió premia religiosos e parceiros da igreja

Jornal Tribuna Independente está entre os agraciados com a honraria

↑ Tribuna Independente foi agraciada com o Troféu Igreja Comunicadora (Foto: Emanuelle Vanderlei)

Em uma cerimônia realizada no Teatro Deodoro na noite desta quarta-feira (20), a Arquidiocese de Maceió premiou, as pessoas e instituições que fizeram parte e ajudaram a construir sua história que está prestes a completar 100 anos de existência.

O arcebispo Dom Antônio Muniz explica o significado do evento. “A igreja oferece esse troféu reconhecendo essa multidão imensa de leigos e leigas, religiosos e religiosas que respondem esse processo de evangelização que estamos comemorando”.

O centenário acontece em 2020, mas as comemorações já vem acontecendo. Antes uma paróquia ligada a Olinda, Maceió ganhou sua própria arquidiocese em 1920. De lá pra cá, tem atuação reconhecida na sociedade alagoana.

Marcadas no calendário oficial da cidade, muitas datas religiosas são uma prova viva de que a atuação da igreja católica, organizada pela arquidiocese, representam um traço da identidade cultural de grande parte da população.

Na celebração desta quarta (20), foi lançado pelos Correios um selo comemorativo em alusão ao centenário. A obliteração do 1° selo foi efetuada pelo Arcebispo Dom Antônio Muniz. Também foi feito um convite para todos os padres presentes, que receberam cada um uma cartela.

Gerente de operações dos Correios, Francisco Jr, presenteou o arcebispo com um álbum de filatelia. Algumas apresentações culturais e religiosas resgataram os valores humanos e a história da arquidiocese através de seus arcebispos desde 1920, destacando as ações realizadas por cada um deles.

Em tom de oração, a igreja pediu à padroeira Nossa Senhora dos Prazeres que interceda pelo fim do neoliberalismo que privatiza o bem maior, contra o extermínio do povo pobre e preto, das injustiças, fome e uso de cruzes em currais políticos.

Por fim, foram distribuídas 5 categorias de troféus para homenagear as pessoas que segundo D. Muniz “são a razão de ser desse momento”. O jornal Tribuna Independente foi agraciado com o Troféu Igreja Comunicadora Padre Eduardo Tadeu, recebido em mãos pelo diretor administrativo-financeiro da Jorgraf, Flávio Peixoto.

Ao final do evento, o maior líder católico do Estado, D. Antônio Muniz anunciou uma novidade festejada pelos presentes. Segundo ele, a Arquidiocese de Maceió vai começar o processo de canonização e beatificação do Padre Francisco Gerard, alagoano que deu grande contribuição à igreja.

Fonte: Tribuna Hoje / Emanuelle Vanderlei

Comentários

MAIS NO TH