Cidades

19 de março de 2019 18:06

Conepir realiza mesa redonda sobre Violência e Juventude Negra

21 de março é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

↑ Debate sobre "Violência e Juventude Negra" acontece no dia 21 (Foto: Reprodução)

No dia 21 de março celebra-se o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Para destacar a importância da data o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial em Alagoas (Conepir-AL) promoverá uma mesa redonda com o tema “Violência e Juventude Negra”. Essa é a primeira ação do ano e acontecerá nessa quinta-feira às 9h, na Escola Estadual Professor Theonilo Gama localizada no bairro do Jacintinho em Maceió/AL.

A atividade será destinada aos estudantes do Ensino Médio e convidados; recebe o apoio institucional da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e da assessoria técnica dos Núcleos Quilombolas e Indígenas do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

Dentre os facilitadores estão: Maria José da Silva, secretária de estado da Mulher e dos Direitos Humanos; Nicole Maria da Silva, graduanda de Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), feminista e militante do Movimento Levante Popular da Juventude; e Clébio Araújo, presidente do Conepir/AL, historiador e professor da Universidade Estadual .

O Conepir/AL foi constituído através da Lei nº 7.448, de 20/02/2013, e alterada pelo Decreto Nº 26.909, de 03/7/2013. Órgão colegiado paritário, de caráter deliberativo e integrante da estrutura básica da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos com a finalidade de propor em âmbito estadual, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, das comunidades quilombolas, comunidades indígenas, das religiões de matriz africana e outros segmentos étnicos da população alagoana. Também acompanha programas voltados para esses grupos; para propor a atualização da legislação relacionada com as atividades de promoção da igualdade racial, bem como, no processo de implementação da legislação de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.

21 de março

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de uma homenagem à luta e memória dos manifestantes protestavam contra a “lei do passe”, que obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. No episódio conhecido como Massacre de Sharpeville, foram mortas 69 pessoas e centenas ficaram durante o regime do Apartheid, em Joanesburgo, na África do Sul, em 21 de março de 1960.

 

SERVIÇO:

Mesa redonda: Violência e Juventude Negra

Dia: 21/03/2019 (quinta-feira)

Hora: 9h às 11h

Local: Escola Estadual Professor Theonilo Gama – Rua coronel Paranhos, Jacintinho, Maceió/AL (próximo à rádio 96FM).

Contatos: Leone Silva (98833-3853) / Clébio Araújo (99937-1871)

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH