Cidades

16 de fevereiro de 2019 13:05

Apoio psicológico aos moradores do Pinheiro começa hoje   

Simulado de evacuação acontece às 15h deste sábado (16)

↑ Palestrante Marcelo Ribeiro capacita profissionais para lidar com cada morador (Fotos: Edilson Omena)

Neste sábado (16), cerca de 50 psicólogos voluntários receberam uma capacitação para atuar no apoio aos moradores do bairro do Pinheiro em Maceió. De acordo com a psicóloga Tamires Ferreira de Assis Silva, do Conselho Regional de Psicologia (CRP), o minicurso aborda o “Atendimento à Vítima de Situação de Emergência”, e que teve início ontem.

Moradores do Pinheiro estão inseguros desde que rachaduras e fissuras começaram a aparecer nos imóveis desde março do ano passado. A falta de informações das autoridades sobre está ocorrendo tem gerado insegurança, danos materiais, morais e psicológicos aos moradores que se sentem desprotegidos.

Esses psicólogos voluntários já começam o atendimento aos moradores do bairro durante o simulado de evacuação que acontece logo mais às 15h. Tamires Silva disse durante entrevista ao Pauta Extra, que os profissionais ficarão em um dos pontos de apoio, localizado próximo à Importadora, recebendo esses moradores no sentido de fazer o acolhimento e o primeiro atendimento.

Rógio Lima, secretário-geral da Cruz Vermelha em Alagoas, também falou da experiência neste primeiro atendimento às vítimas de desastres, e de como a entidade vem dando apoio aos moradores de imóveis afetados no bairro.

Confira a entrevista na integra no vídeo abaixo:

Motoristas devem evitar transitar na Avenida Fernandes Lima por volta das 15h, quando tem início o simulado de evacuação já que ruas serão interditadas no Pinheiro. veja quais são:

  • Tereza de Azevedo;
  • Francisco Amorim;
  • Jornalista Vaz Filho;
  • Luiz Rizzo;
  • Antônio Procópio;
  • Pedro de Oliveira Rocha;
  • Tavares Bastos;
  • Clarêncio Jucá;
  • João Barros Pinho;
  • Estatístico Teixeira de Freitas;
  • Coronel Lima Rocha;
  • Miguel Palmeira

O itinerário de algumas linhas do transporte coletivo também foi alterado, passageiros podem saber abaixo quais as mudanças:

LINHA 024 – Sanatório / Centro (via Rotary – Josepha de Melo)

IDA: Terminal da Rotary, Avenida Rotary, Avenida Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Avenida Rotary novamente e segue com o seu itinerário normal

VOLTA: Av. Rotary, Av. Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, segue pela Avenida Rotary em direção ao terminal.

LINHA 027 – Vila Saem / Centro

IDA: Saindo do terminal do Sanatório, pega a Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), em seguida entra na Avenida Fernandes Lima e segue em direção ao Centro;

VOLTA: Centro, Av. Fernandes Lima, entra na Pitanguinha, passa pela Avenida Fernandes Lima, Gruta, Av. Fernandes novamente, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed) até chegar ao Terminal Sanatório.

LINHA 604 – Ufal / Cruz das Almas

IDA: Avenida Durval de Góes Monteiro, retorno no IBAMA, entrando ao lado do Supermercado Extra (Jardim do Horto), Gruta, Eixo Viário por trás do Hospital dos Usineiros, Avenida Rotary, seguindo o itinerário normal.

VOLTA: Não haverá alteração no itinerário de volta.

LINHA 608 – Gruta / Iguatemi

IDA: Terminal Rotary, Avenida Rotary, seguindo direto pela Avenida Fernandes Lima, deixando de passar no bairro do Pinheiro.

VOLTA: Avenida Fernandes Lima, Pitanguinha, Av. Fernandes Lima novamente, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Av. Rotary e por fim o Terminal Rotary.

LINHA 700 – Sanatório / Ponta Verde (via Jacintinho)

IDA: Saindo do Terminal Rotary, Av. Rotary, Av. Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Av. Rotary novamente e seguindo com o seu itinerário normal.

VOLTA: Av. Rotary, Av. Fernandes Lima, retorna pelo lado oposto da Rua Tereza de Azevedo entrando ao lado da Farmácia do Trabalhador, Av. Rotary até chegar ao Terminal Rotary.

LINHA 068 – Colina / Centro (via Poço)

IDA: Ladeira do Calmon, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Avenida Fernandes Lima, seguindo com o seu itinerário normal.

VOLTA: Av. Fernandes Lima, Gruta, Av. Fernandes Lima novamente, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Ladeira do Calmon, seguindo com o seu itinerário normal.

LINHA 407 – Trapiche / Usineiros (via Gruta)

IDA: Não haverá mudança no trajeto de ida.

VOLTA: Gruta, Eixo Viário por trás do Hospital dos Usineiros, Av. Rotary de onde seguirá com o seu itinerário normal.

LINHA 201 – CIRCULAR 1

IDA: Ladeira do Calmon, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Av. Fernandes Lima, seguindo itinerário normal. Durante a realização do simulado de evacuação esta linha não atenderá os bairros da Gruta e Ouro Preto.

LINHA 202 – CIRCULAR 2

VOLTA: Ouro Preto, Av. Fernandes Lima, Travessa Belo Horizonte (rua da Unimed), Ladeira do Calmon, seguindo com o seu itinerário normal.

Fonte: Tribuna Hoje / Ana Paula Omena l Jairo Silva

Comentários

MAIS NO TH