Economia

12 de fevereiro de 2019 12:32

Vendedores alegam safra abaixo da média para aumento do feijão

O aumento no preço do grão tem preocupado os consumidores que viram o o preço saltar neste início de ano

↑ Segundo vendedores, safra ruim pressionou alta do feijão (Foto: Smack Neto)

O feijão é um dos queridinhos da alimentação do brasileiro. Só que nos últimos tempos, a alta no preço do grão anda preocupando a população. Em Maceió, o quilo do feijão do tipo “carioquinha”, mais tradicional, pode ser encontrado por até oito reais.

Segundo vendedores do Mercado da Produção, o feijão, que vem de São Paulo, está subindo de preço devido ao período de final de estoque da safra. Segundo Kléber Monteiro, vendedor em uma banca do mercado situado no bairro da Levada, a tendência inclusive é que o preço aumente ainda mais. “Os fornecedores alegam que a questão da seca atrapalhou a safra desse ano. Com muita gente comprando e pouco feijão pra vender, eles aumentaram o preço, e devem aumentar ainda mais”, afirmou o vendedor.

Segundo vendedor, alguns consumidores estão comprando mais feijão para estocar com medo de novo aumento (Foto: Smack Neto)

“Muita gente está vindo aqui e acaba comprando feijão a mais, para estocar. Estão com medo de que o preço aumente ainda mais, como aconteceu na época da greve dos caminhoneiros”, concluiu Kléber, que disse também que a procura pelo feijão segue parecida em sua banca, apesar do aumento.

O aposentado Natalício Queiroz (65), confirma a impressão do vendedor. “Tenho mantido a mesma quantidade de compra. Infelizmente, estou absorvendo o aumento, espero que o aumento seja temporário”, disse o cliente durante as suas compras no mercado. “É algo trivial, do nosso cotidiano. Não tem como cortar”, concluiu preocupado.

SUBSTITUTOS

Segundo a nutricionista Graciella Tenório, o feijão é um alimento rico em proteínas, zinco, magnésio, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras. “É um alimento ideal para dietas diárias, bastante completo” lembra.

Mas quais as melhores opções para substituir o feijão para quem quer economizar? “O grão-de-bico e a lentilha são dois grãos que podem substituir bem o feijão. Mas além disso, outros alimentos combinados podem substituir a quantidade e variedade de nutrientes fornecidos pelo feijão. Ovos, soja, brócolis, amendoim, castanha, cereais, carnes e peixes combinados na medida certa podem compensar a ausência do feijão na dieta”, concluiu.

Fonte: Tribuna Hoje / Smack Neto

Comentários

MAIS NO TH